Secretário de Saúde avalia os trabalhos realizados no município de Santa Terezinha

316

A nossa reportagem foi procurada pelo Secretário Municipal de Saúde de Santa Terezinha – PB, José Herbert Gomes, para prestar contas à população dos trabalhos desenvolvidos no mês de janeiro naquele órgão.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram emitidos 57 Cartões do SUS; 72 procedimentos agendados na Central de Marcação de Consultas e Exames; 37 ocorrências registradas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 15 procedimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); 287 usuários atendidos na Farmácia Básica e 843 imóveis vistoriados pela Vigilância Ambiental.

José Herbert Batista Gomes disse que encontrou a secretaria desorganizada. Citou a parceria realizada entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Infraestrutura na limpeza de terrenos baldios na cidade.

“Neste início de gestão encontramos a estrutura da secretaria desorganizada, com alguns programas e profissionais parados sem condições de trabalho. Nós tivemos um grande número de imóveis fiscalizados pelos agentes de Vigilância Ambiental no combate a Dengue. Sabemos que é um período sazonal de extremo cuidado com o mosquito Aedes Aegypti que além da Dengue transmite a Chikungunya e a Zika que é perigosíssima porque transmite a Microcefalia. Este é o trabalho que efetivamos no mês de janeiro com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura que fez a limpeza dos terrenos baldios retirando o lixo e os entulhos. Estes locais são verdadeiros criadouros do mosquito, iremos continuar com este combate”, explicou.

Ele falou sobre a reativação da Farmácia Básica, NASF e da Central de Marcação de Consultas e Exames.

“Reativamos a Farmácia Básica com quase trezentas pessoas atendidas, sendo distribuída uma grande quantidade de antibióticos, remédios para as pessoas diabéticas e para as pessoas hipertensas. Reativamos o NASF que estava há três meses sem produção. O SAMU também realizou um excelente trabalho com 37 ocorrências, na zona urbana e na zona rural. Conseguimos reativar a Central de Marcação de Consultas e  agendar 72 procedimentos. Emitimos 57 Cartões do SUS”, disse.

De acordo com o secretário, além dos médicos que atendem nos Postos de Saúde da Famíla (PSF), em breve novos profissionais atenderão a população santerezinhense.

“A prefeita nos orienta para trabalhar dando a maior assistência ao povo de Santa Terezinha. O primeiro mês foi de muito trabalho, mas ainda temos outras metas a cumprir. Em breve estaremos com os atendimentos dos especialistas Dr. José Afonso Gayoso Filho na parte de Pediatria e Dr. Rui Pontes na parte de Ginecologia e Obstetrícia. Estaremos em breve prestando contas dos atendimentos dos profissionais nas unidades de saúde”, informou.

PortalSantaTeresinha.com.br