Secretário de Agricultura participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Santa Terezinha

820

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Santa Terezinha – PB (CMDRS) se reuniram na manhã de hoje (10), no escritório local da Emater para traçar algumas metas.

Estiveram presentes o secretário de Agricultura, Marlos Lúcio; o gerente local da Emater, Marcone Palmeira Filho; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jonas Amorim e representantes de associações.

A reunião foi iniciada pelo vice-presidente do CMDRS, Jonas Amorim que deu boas vindas às pessoas.

Várias pautas foram discutidas, mas a principal foi à implantação da Feira da Agricultura Familiar no município. Ficou acordado que será realizada uma reunião no dia 24 de fevereiro, com os produtores rurais para ser debatida a criação e organização da feira. A reunião será às 09h na sede da Emater, localizada na Rua José Rufino, s/n, Centro.

O secretário de Agricultura, Marlos Lúcio sugeriu a parceria entre a Prefeitura, através da secretaria municipal com o CMDRS. Prometeu resgatar os projetos e ações o que não foram concluídos na antiga gestão e criar novas ações para contemplar o trabalhador do campo.

“O nosso primeiro encontro com o Conselho foi para firmar a parceria da Secretaria de Agricultura com os produtores, com as associações, com a Emater e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Vamos resgatar o foi que iniciado na antiga gestão e não foi concluído, além de criar novas ações. A orientação da prefeita Terezinha de Zé Afonso é para firmarmos compromissos, participando com aquilo que for de direito e com aquilo que for de obrigação da nossa pasta, contribuindo com bastante trabalho, servindo aos produtores da nossa região”, destacou.

O gerente local da Emater, Marcone Palmeira Filho, explicou sobre os temas debatidos durante a reunião.

“O Conselho se reuni uma vez por mês. As pautas são diversas, de acordo com as necessidades, por exemplo, hoje nós discutimos a respeito de alguns produtores que estão com problemas para recebimento do Seguro Safra, ou seja, estes produtores estão com o NIS alterado e enviamos a lista dos nomes para a Secretaria Municipal de Ação Social para ser solucionado estes problemas. Discutimos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde alertamos os conselheiros para convidar os produtores que tenham interesse em vender os produtos para a alimentação escolar. Discutimos bastante sobre a Feira da Agricultura Familiar que queremos implementar em Santa Terezinha”, disse.

O vice-presidente, Jonas Amorim, avaliou a reunião.

“Estamos se reunindo pela primeira vez nesta gestão e estamos satisfeitos com o início dos trabalhos. Achei boa a presença de todos, principalmente do compromisso firmado da Secretaria de Agricultura com o Conselho, com a Emater e com os representantes das associações. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais também estará nesta parceria e acredito que o trabalho será produtivo e quem sairá ganhando serão os produtores rurais,” avaliou.

PortalSantaTeresinha.com.br