Feira da Agricultura Familiar é criada em Santa Terezinha

597

Foi criada nesse sábado (1), a Feira da Agricultura Familiar no Município de Santa Terezinha (PB). A feira é organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, com a orientação da Emater e a logística da Prefeitura.

Vários produtos foram comercializados como frutas, verduras, bolos, queijos, pimenta de cheiro, cereais, aves, manteiga da terra, entre outros.

O gerente local da Emater, Marconi Palmeira, falou da criação da feira, agradeceu o apoio da prefeitura e informou como os agricultores podem participar.

 “Essa Feira da Agricultura Familiar ela está sendo instituída em todos os municípios. É um programa do governo do estado em parceria com os conselhos municipais. O intuito é dar um espaço para a produção do pequeno agricultor. Queremos agradecer a Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria de Agricultura que ofereceu a logística da feira e isso vai gerar dividendos para o município. É muito importante à permanência dessa feira, espero que a população contribua comprando os produtos dos agricultores. Os agricultores que queiram comercializar os seus produtos na feirinha devem procurar a Emater, nós temos reuniões mensais com o conselho municipal e a Emater serve de intercambio entre o conselho e os produtores, participarão da feira, produtores que tenham produção em sua comunidade”, disse.

O Secretário de Agricultura, Marlos Lúcio, falou da qualidade dos produtos e convidou a população para adquirir os produtos ecológicos.

“Estamos alegres com o sucesso da feira, ela já existe em outros municípios e Santa Terezinha ainda não tinha tido o interesse de olhar para o homem do campo. Nesta gestão estamos trabalhando para o produtor rural, essa é uma orientação da prefeita, esse é o nosso interesse. É muito importante esta parceria com a Emater que não existiu na gestão anterior. É uma alegria ver uma grande variedade de produtos sendo comercializados e as pessoas comprando. Os produtos comercializados na feirinha são produtos da terra e ecológicos. Foi um verdadeiro sucesso”, informou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jonas Amorim, falou também sobre a feira.

 “Eu sempre acreditei nessa feira, está dando certo, o pessoal está comprando. Isso é muito bom porque incentiva o agricultor para plantar e criar animais”, comentou.

A presidente do Assentamento Nego Fuba, Joana Dark Da Silva Berto, falou da importância da feira e convidou a comunidade para comprar os produtos.

“É muito importante essa feira porque a gente produz e traz os produtos direto para os consumidores. Estamos vendendo verduras, bolos, pimenta de cheiro e maxixe. Eu como a presidente do Assentamento Nego Fuba e produtora convido as pessoas para visitar a feirinha e comprar os nossos produtos que são de qualidade”, disse.

Sebastião Alves de Lima comprou frutas e verduras e também falou da importância da feira.

“É uma feirinha muito boa fiz as compras de frutas e verduras e não precisei ir a Patos. Aqui tem feijão verde, galinha de capoeira, cebola, abacaxi, massa de tapioca, muito bom mesmo”, informou.

O ex-prefeito, Rui Pontes, também falou sobre a feira.

“Foi boa a iniciativa de criar essa feirinha, vim prestigiar  e comprar para valorizar os produtos de Santa Terezinha que são de ótima qualidade”, disse.

Todos os sábados, a partir das 06h, os produtores do município estarão comercializando os produtos na Praça Frei Damião.