Prefeita presta contas dos 100 dias de governo

612

A prefeita de Santa Terezinha (PB), Terezinha de Zé Afonso, foi entrevistada ontem (11), pelos jornalistas Josley Oliveira e Jordan Bezerra, no jornal Conexão com a Notícia, na rádio Conexão FM (104,9). Ela fez uma prestação de contas dos 100 dias de governo. Estiveram presentes no estúdio o porta – voz do governo, o ex – prefeito José Afonso Gayoso Filho; a secretária de infraestrutura, Verlanda Vieira; o vereador Edcarlos Soares (DEM) e o vereador Pedro Vieira (PSDB).

Durante uma hora e meia a gestora relatou as ações que foram realizadas em sua gestão e respondeu as perguntas dos ouvintes.

Ela disse que os salários dos funcionários estão sendo pago dentro do mês trabalhado, pagando em dia também os fornecedores. Falou do acordo com o Sinfemp sobre o pagamento do salário de dezembro de 2016 que estava atrasado e foi pago na atual gestão.

Na Educação ela falou da capacitação que os professores tiveram no início do ano com a entrega do kit básico para estes profissionais. As escolas da cidade passaram por reformas, a escola da Fazenda Tamanduá está sendo reformada e a creche será reformada. Sobre a implantação do repasse federal do piso salarial dos professores, a prefeitura está estudando a melhor forma para implantar, na antiga gestão não foi pago o retroativo dos meses de janeiro, fevereiro e março. A prefeita citou a parceria com a Podium Cursos e Assessoria, que oferece aulas na cidade de pós-graduação, obtendo descontos para os professores e ainda comunicou dos cursos de informática básica, montagem e manutenção de computadores.

Na Saúde falou que encontrou a Farmácia Básica desativada e nos primeiros dias de gestão foi adquirida uma grande quantidade de medicamentos para o abastecimento emergencial. Na atenção básica foram encontradas as duas Unidades de Saúde da Família totalmente desabastecidas e foi providenciada de imediato a compra de insumos e material hospitalares para início dos atendimentos e manutenção nos consultórios odontológicos. Foram realizadas visitas da equipe de saúde da família as comunidades rurais e o atendimento médico encontra-se sendo feito todos os dias nas unidades de saúde. Os recursos financeiros para manutenção do NASF foi cortado no mês de fevereiro por motivo do não envio das informações de produção do serviço nos meses de julho, outubro, novembro e dezembro de 2016. A nova gestão reestabeleceu o recurso de março de 2017, com a imediata contratação dos profissionais do NASF e fazendo a devida informação da produção. Hoje o NASF tem quase 200 atendimentos feitos pela equipe. Na Marcação de Consultas foram realizados todos os cadastros nas centrais de Regulação dos municípios de referência, como Patos e João Pessoa, possibilitando o agendamento de vários procedimentos de exames e consultas especializados. De segunda-feira a sexta-feira pacientes são transportados para fazer consultas médicas e para fazer exames nas cidades de Patos, Campina Grande, João Pessoa e Recife. Os profissionais do SAMU foram capacitados e o órgão ganhará uma nova sede. A Secretaria de Saúde entrou com a solicitação de qualificação do serviço de SAMU, que já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e terá um aumento considerável no investimento do SAMU ficando em R$ 21.919,00. O Município oferece serviços com médicos especialistas em ginecologia, pediatria, ultrassonografia e eletrocardiograma. No mês de fevereiro foi realizado o Mutirão do Coração sendo feitos 31 exames de eletrocardiograma e no mês de março zerou a fila de ultrassonografias obstétricas. No mês de março também foi realizadas diversos procedimentos de Pequenas Cirurgias feitas pelo médico Rui Pontes. O município está buscando uma casa de apoio na cidade de João Pessoa.

A prefeita informou que a sede da Secretaria de Ação Social foi reformada para melhoria das instalações físicas com o objetivo de proporcionar aos servidores e usuários dos serviços melhores de condições de funcionamento. Destacou a reunião com os servidores com o objetivo de organizar o quadro e adequar às necessidades atuais. Foram realizadas buscas ativas e matrículas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atenderá crianças de três a seis anos, adolescentes de seis a quinze anos e jovens de 15 a 17 anos. A abertura dos trabalhos para as crianças e adolescentes ocorreu no ginásio de esportes com atividades lúdicas, show da Galinha Pintadinha, brinquedos, algodão doce, pipocas, picolés, cachorro quente, um dia de muita diversão. Já para os jovens a abertura dos trabalhos foi com banho de piscina, atividades de dança e esporte e depois foi servido um almoço.  A abertura do Grupo de Idosos, foi realizada na sede da secretaria com um café da manhã e muito forró pé-de-serra. O grupo se reúne todas as terças e sextas pela manhã. São oferecidas assistência médica, odontológica e fisioterapêutica. O Grupo de Idosos da Santana foi ativado e se reúne nas quartas-feiras. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende 245 usuários entre crianças, adolescentes, jovens, portadores de necessidades especiais e idosos. São desenvolvidas oficinas de artes plásticas, dança, esporte, teatro, muay thai e hidroginástica. Em comemoração ao Dia da Mulher foi realizada uma tarde recreativa com as adolescentes e jovens com curso de auto maquiagem e entrega de lembrancinhas. Foi realizado um passeio turístico ao Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba. No Programa Bolsa Família, o gestor  foi capacitado e o trabalho está sendo executado. O veículo foi consertado e está auxiliando nos trabalhos do órgão. Foi feita a Adesão ao programa Criança Feliz. Está sendo feito o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), este serviço é oferecido no CRAS que está situado em uma nova sede, próximo ao Conjunto Dona Nuca.

Já na Agricultura, Terezinha disse que as máquinas doadas pelo Governo Federal estavam danificadas, foram consertadas e estão servindo a população como a limpeza de barreiros e açudes. A água do carro pipa não foi cobrada nenhuma quantia em dinheiro, atendendo as comunidades rurais, com a distribuição de 90 pipas, 90 % desta água foi comprada a Cagepa. Conseguiu a perfuração de nove poços artesianos, três em assentamentos e seis nos sítios Lameirão, Campos, São Gonçalo, Riacho dos Barros e Sítio São José. Os agricultores foram beneficiados com cortes de terra e foi implantada em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável e com a Emater, a Feira da Agricultura Familiar.

Na Infraestrutura falou que no primeiro dia do ano, iniciou o mutirão de limpeza da cidade com a limpeza das principais ruas; poda de árvores; coleta de lixo domiciliar; limpeza de terrenos baldios com a retirada de lixo e entulhos. Foram feitos 273 metros de esgotos que estavam a céu aberto e colocadas manilhas. Foram colocadas 80 lâmpadas na cidade, a gestora disse que algumas ruas estão escuras devido ao pedido de alguns moradores que solicitaram desligar algumas luzes dos postes por causa dos besouros. Foi providenciada a compra de lâmpadas. Foi feita a limpeza dos poços artesianos; capinagem no centro da cidade; recuperação da fonte iluminosa da Praça dos Poetas; reforma da Farmácia Básica, reforma da cozinha e reforma do telhado da prefeitura que estava cheio de cupins; reforma da antiga escola Alice Carneiro (onde está funcionando temporariamente a creche); reforma de várias galerias pluviais.

PortalSantaTeresinha.com