Carreta da Saúde levará ações para a população de Santa Terezinha

798

Na próxima sexta-feira (26), o município de Santa Terezinha (PB), estará recebendo a visita da Carreta da Novartis (Carreta da Saúde), que proporcionará de forma gratuita atendimento médico com o foco na prevenção do controle da Hanseníase e vários serviços de bem estar à população. A ação será no ginásio de esportes, situado as margens da BR 361. A parceria foi feita entre a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha e a empresa de medicamentos Novartis.

Os serviços oferecidos são: Verificação de pressão arterial; verificação de glicemia; ações educativas; atendimento com psicólogos; atendimento com fisioterapeuta; testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis; atendimento médico, atendimento odontológico, atendimento com enfermeiros e atividades físicas.

Carreta da Saúde

Em 2009 a Novartis decidiu contribuir de forma mais ativa com a erradicação da Hanseníase no país e equipou uma carreta que atua como centro de saúde móvel.  O caminhão percorre as regiões brasileiras mais atingidas pela doença. Nas visitas os pacientes são orientados, recebem o tratamento completo e as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os próximos meses.

O projeto Carreta da Saúde foi desenvolvido com o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais (CONASEMS).

Com mais de 20 mil pessoas atendidas em 18 estados do Brasil, a ação conseguiu diagnosticar mais de 2000 novos casos de Hanseníase. De acordo com estimativas, 25% dos diagnósticos de Hanseníase registrados no Brasil, foram realizados neste projeto.