Escola é reformada na zona rural do município de Santa Terezinha

649

Foi inaugurada na manhã dessa terça-feira (23), a reforma da EMEF Polonordeste Tamanduá, situada na Fazenda Tamanduá, município de Santa Terezinha (PB).

Estiveram presentes a prefeita Terezinha Lúcia Alves de Oliveira; os proprietários da Fazenda Tamanduá, Pierre Landolt e Katarina Landolt; secretários municipais; vereadores; professores e alunos e pessoas da comunidade.

A cerimonia de inauguração iniciou com a composição da mesa e as execuções do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Município.

Para a gestora, Terezinha Lúcia, a reforma foi feita com carinho para servir a comunidade.

 “Eu estava iniciando a gestão quando recebi a visita da senhora Katarina reivindicando a reforma desta escola. De imediato eu, meu esposo José Afonso e a secretária de Infraestrutura, fizemos uma visita para avaliar a estrutura, determinei a reforma que foi feita ‘de coração’ para esta comunidade”, explicou.

O proprietário da fazenda, local que está situada a escola, Pierre Landolt, classificou como um momento importante. Segundo Landolt, há 40 anos a escola não era reformada e estava deteriorada. Ele ainda explicou que os alunos terão aulas de informática no referido lugar.

 “É um momento muito importante. Este grupo escolar foi construído quase 40 anos atrás quando cheguei aqui e uma das minhas primeiras preocupações, assim como à senhora (prefeita), foi de olhar para as necessidades que a nossa fazenda precisava. Tinha uma escolinha e o prefeito na época nos concedeu este fantástico grupo escolar com os recursos do Polonordeste. De 40 anos pra cá estava em declínio, caindo em pedaços, finalmente depois de 40 anos esta reforma ocorreu e hoje temos um grupo escolar maravilhoso, limpo e eficiente e o início da escola com inclusão na era digital. Nós ganhamos há alguns anos computadores que nunca funcionaram, mas hoje o técnico irá nos ajudar para colocar em funcionamento e vai ser um grande apoio para estes meninos que hoje em dia tem que saber utilizar o computador”, destacou.

De acordo com o secretário de Educação, Osvambergh Oliveira, a reforma era espera há muito tempo pelos moradores da localidade. Ele enfatizou que as escolas da zona rural serão reformadas.

 “É um momento festivo para inaugurarmos esta reforma tão esperada por esta comunidade. a escola é sempre um lugar de transformação. Pedimos a vocês da comunidade que zelem porque este local é de vocês. Esta é a primeira de muitas escolas que iremos fazer estas melhorias, a nossa agenda está pautada nestas reformas porque essas escolas sempre foram esquecidas. Nós temos o cuidado de zelar por o ensino do campo”, comunicou.

A professora Ana Valéria comentou da alegria e agradeceu a gestão pela reforma.

 “Nós somos muito gratos, antes de tudo a Deus que nos proporciona esta alegria hoje e também somos muito gratos à administração pública na pessoa da prefeita e do casal Dr. Pierre e Dona Katarina pelo empenho de transformar um sonho antigo de ver tudo novo, tudo mais bonito, gerando mais conforto e a esperança de que a escola do campo não é arcaica e deve ser valorizada. Devemos zelar e ter o cuidado, a escola não é apenas dos alunos e sim da comunidade que realiza outras atividades”, falou.

Após a cerimonia de inauguração, as pessoas visitaram as instalações da escola e foi servido um lanche aos presentes.