RC cobra retorno das obras do Eixo Norte da Transposição e pede empenho da bancada federal da PB

291

O governador Ricardo Coutinho (PSB) voltou a cobrar do Governo Federal a conclusão do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco e pediu empenho da bancada federal da Paraíba para solucionar questão. A Justiça Federal suspendeu, em maio, a licitação que daria prosseguimento às obras.

“Nós precisamos concluir. Eu disse ao ministro da Integração, Helder Barbalho, que nós precisamos concluir com emergência. Uma região com essa seca você fazer uma licitação e agora ela está parada. Falta pouco porque quando a presidenta Dilma saiu nós já tínhamos 92% concluída. Eu vou fazer essa reivindicação, mas era importante que isso fosse repetido pela bancada federal”, declarou.

Ricardo revelou preocupação com a falta de chuvas no Sertão da Paraíba e no Ceará, estado também beneficiado pelo Eixo Norte da Transposição. A Paraíba tem atualmente 38 cidades em colapso de água e 80 em racionamento, quadro extremamente grave, segundo o governador.

“Se não tivermos chuvas até o final do ano, Fortaleza entra em colapso. É o caos, porque cidade de grande você não tem como abastecer com carro pipa. Se a gente não reclamar imediatamente da conclusão do Eixo Norte, nós vamos ter problemas seríssimos lá no Ceará e vamos ter aqui também. Você pode ter uma chuva esporadicamente, mas não acumula água e se não acumula, não serve para o abastecimento hídrico, esse é o nosso problema central”, disse.

Blog do Gordinho