Prefeitura de Santa Terezinha adere ao programa Cisternas nas Escolas

481

O município de Santa Terezinha (PB) foi inserido no Programa Cisternas nas Escolas, um programa financiado pelo Governo Federal, em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e as  prefeituras dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Minas Gerais. Na região esta ação é executada pela Ação Social Diocesana de Patos e irá construir 49 cisternas em seis municípios, Olho D’água, São José do Bonfim, Imaculada, Água Branca e Manaíra e Santa Terezinha.

A parceria foi firmada através da Secretaria de Educação e serão construídas seis cisternas em escolas da zona rural, são elas EMEF Porfírio Higino da Costa, no sítio Santana; EMEF Vereador Francisco Barbosa, no sítio Maracujá; EMEF Antônio Carneiro, no Assentamento Dom Expedito; EMEF Urtiga de Baixo, no sítio Urtiga de Baixo; EMEF Manuel Rodrigues no sítio Várzea Redonda e na EMEF Polonordeste Tamanduá, na Fazenda Tamanduá. Em cada reservatório é possível armazenar 52 mil litros de água, com um sistema de abastecimento até a cantina, contendo três filtros de barro e uma bomba elétrica.

O secretário de Educação do Município, Osvambergh Oliveira, visitou as escolas rurais com uma representante da Ação Social Diocesana e falou sobre o projeto.

“É um grande feito para as nossas Escolas do Campo, tendo em vista sofrermos com a escassez de água, pois com a construção das referidas cisternas amenizaremos a falta de água, além de garantir para os nossos alunos um água de qualidade para o consumo”, pontuou.

Imagem da internet: Modelo de cisternas.