Ex Governador Wilson Braga comemora 86 anos

196

O ex-governador, ex-prefeito e ex-vereador de João Pessoa, ex´deputado federal e ex deputado estadual Wilson Braga chega hoje aos 86 anos de idade .

Filho do casal Francisco de Oliveira Braga e Francisca Leite Braga.Seu pai, conhecido como “seu Braga” , era comerciante, tabeliãoe político. Nasceu no estado do Ceará e migrou para a Paraíba na década de 20 , passando a residir precisamente na cidade de Conceição, onde foi chefe político por muitos anos. Seu Braga começou a vida como comerciante e posteriormente tabelião e ao ingressar na política, exerceu o cargo de prefeito da referida cidade Conceição por três mandatos. O primeiro mandato na década de 40, o segundo entre 1973 – 1977e por fim o terceiro mandato entre 1982 a 1988. Ainda foi candidato a Deputado Estadual em 1950, mas não conseguiu eleger-se.Sua mãe Fracisca Leite, carinhosamente chamada de Calula Leute, era da tradicional família Leite com forte tradição política no Vale do Piancó. Wilson Braga iniciou seus estudos primeiramente em Conceição e posteriormente na cidade de Patos no Colégio Diocesano. Depois disto,foi para João Pessoa, onde passou a residir na Casa do Estudante chegando a ser presidente daquela instituição responsável por acolher estudantes do interior do estado. Nos anos 50, presta vestibular para o curso de Direito e forma-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Paraíbaatual UFPB. Neste mesmo período, Wilson torna-se líder estudantil e representante da União Nacional dos Estudantes, chegando a participar da inauguração da UFPB na companhia do então Governador José Américo de Almeida. É casado com a ex-deputada Lúcia Braga com quem tem teve 3 filhos, Marcelo (falecido), Patrícia (falecida) e Marianna. Tem como irmãos a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Conceição Vani Braga, o médico e ex-prefeito de Conceição, Walter Leite Braga e Nice Leite Braga Pegado que é mãe do ex-prefeito Alexandre Braga.

Ao longo dessas últimas oito décadas – quatro delas que acompanho de perto – Wilson pontificou como um dos homens mais influentes do Estado da Paraíba e pode se orgulhar de ser responsável pela implantação de uma série de benefícios que não resolveram os problemas da população, mas contribuíram para minimizar a fome – e principalmente a sede – de milhares de cidadãos.

Foi durante o Governo de Wilson Braga que a Paraíba conheceu o ousado – e nunca igualado – Projeto Canaã, que implantou o maior programa de açudagem em todas as regiões do Estado.

Se hoje a seca é menos inclemente, em algumas áreas, isso se seve ao Canaã de Wilson. E se não tivesse feito várias outras obras quando teve o poder maior do Estado ele passaria à história só por isso.
Mesmo sendo um político conservador soube percorrer os caminhos políticos convivendo com os diversos matizes ideológicos: da Arena da ditadura militar ao PDT de Leonel Brizola, passando por alianças com o PMDB e, posteriormente, com o outrora adversário clã Cunha Lima.

Wilsom Braga completa seus 86 anos com a certeza de que cumpriu seu papel na história. E os que não concordam que procurem fazer melhor.

Polêmica Paraíba