Município de Santa Terezinha realiza VII Conferência de Assistência Social

1122

O Município de Santa Terezinha (PB) realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS, participaram representantes do governo e da sociedade civil. O evento aconteceu na quinta-feira (20) na sede da Secretaria de Assistência Social, iniciando às 09h com o credenciamento, café da manhã e uma apresentação cultural das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A secretária de Assistência Social, Ângela Leita falou da importância da conferência que busca reivindicar melhorias na política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi aberto o os pronunciamentos aos membros da mesa e na sequência a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) declarou aberto os trabalhos.

Foram aprovadas a leitura e a aprovação do regimento e o assessor jurídico da secretaria, João Paulo Trindade, ministrou a palestra.

Quatro eixos foram debatidos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso a seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios, e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e responsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Após a discursão sobre os eixos, os grupos apresentaram e aprovaram dez pleitos para o Município, quatro pleitos para o Estado e quatro pleitos para a União.

Foram nomeados os delegados que participarão da conferencia estadual que será realizada em João Pessoa, veja os nomes:

  • Maria Leonia Mendes do Nascimento (trabalhadora do SUAS) – Delegada;
  • Nelcy Medeiros dos Santos (usuária do SUAS) – Suplente;
  • Ione Nogueira de Sousa Morais (membro do CMAS) – Delegada;
  • Ferdinando Monteiro (trabalhador do SUAS) – Suplente;

Para encerrar o encontro, os jovens do SCFV apresentaram uma coreografia e foi servido um coffe break.

A conferência nacional de Assistência Social será em dezembro na cidade de Brasília (DF).

o