NASF realiza Curso Para Cuidador de Idosos, em Santa Terezinha

358

Um curso para cuidador de idosos foi executado hoje (27) na cidade de Santa Terezinha (PB). O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com o apoio da Prefeitura Municipal.

O público alvo foi os profissionais que atuam na área da saúde; pessoas que desejam trabalhar como acompanhantes de idosos e cuidador de pessoas idosas ou dependentes.

As palestras foram realizadas por um psicólogo, fisioterapeuta, profissional de Educação Física, assistente social, enfermeira e nutricionista.

Os temas expostos foram: O envelhecimento; O papel do cuidador de idosos; a relação idoso / cuidador; Estatuto do Idoso; Alteração na comunicação do idoso; Cuidados no manuseio dos medicamentos; Noções de enfermagem; Cuidados com a nutrição; Primeiros socorros; prevenção de quedas; A sexualidade do idoso; Atividade física; alteração na memória, depressão e demência; Cuidando do cuidador de idoso e Violência contra o idoso.

Thayse Mikaelli, a  fisioterapeuta do NASF, avaliou a capacitação.

O evento foi ótimo. A participação da comunidade foi intensa, todos participaram até o fim. Pedimos as pessoas que não percam estas oportunidades que a Secretaria de Saúde e o NASF oferecem a população, gerando mais conhecimento para as pessoas”, destacou.

Para a assistente social, Albanisa Ferreira de Lima, o curso foi bom e é um incentivo para cuidar bem das pessoas da 3ª Idade.

“Gostei de todas as partes, principalmente quando o psicólogo disse que o cuidador também precisa de cuidados. Este curso é importante não apenas para trabalhar com idosos, mas na família muitas pessoas têm idosos em suas residências e precisa ter cuidados básicos. Isto é bom porque para nos incentivar e proporcionar um bem estar pra eles”, comentou.

Maria do Socorro Galdino (41), dona de casa, também comentou sobre o evento.

“A gente sempre tem que está aprendendo para cuidar bem da pessoa idosa, aprendi muito”, disse.

Todos receberam o certificado.

Equipe do NASF