Prefeitura de Santa Terezinha capacita crianças e jovens com Cursos de Informática Básica e Manutenção de Computadores

2082

Os cursos de Informática Básica e Manutenção e Conserto de Computadores estão sendo oferecidos através da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha (PB). Os cursos são para as crianças e para os jovens com idade entre 8 anos e 16 anos, tendo a duração de quatro meses com aulas nas terças-feiras nos turnos da manhã e da tarde, na EMEF Colégio Santa Terezinha.

Recentemente foi criada uma turma na EMEF Polonordeste Tamanduá, situada na Fazenda Tamanduá. São 15 alunos com idade entre 8 e 10 anos que estão aprimorando os seus conhecimentos com noções de informática. De acordo com o professor Cláudio Filho, coordenador do projeto, a Secretaria de Educação está analisando a ideia de criar estes cursos em outras escolas na zona rural.

O professor Cláudio Filho, falou da importância destes cursos para as crianças e para os jovens.

“É uma grande dificuldade que encontramos nas crianças e jovens entre 8 e 16 anos, sobre esta  tecnologia tão praticada através das redes sociais, este público acha que a informática só existe desta forma, entretanto, para entrar no mercado de trabalho ou estudar é necessário ter um curso de informática básica que possibilita as pessoas uma digitação correta, organizar um texto, fazer uma pesquisa na internet, como copiar um conteúdo para fazer um bom trabalho para apresentar na escola ou faculdade, como montar um slide para apresentação de um trabalho. Nós estamos ensinando aos alunos entre 8 à 16 anos para que ele prepare-se para o futuro e concurso público só aceita-se pessoas com o curso de informática básica e estes cursos que são oferecidos em um único final de semana não são legalizados porque são exigidos 120 horas”, explicou.

Está sendo desenvolvido o Projeto Oficina Comunitária, o professor também comentou sobre este assunto.

“A Oficina Comunitária a ideia é que os alunos que se formarão no mês de setembro irão fazer a manutenção dos computadores dos familiares e dos amigos totalmente grátis, servindo assim como forma de incentivo e aprendizagem para os alunos”, disse.

No mês de setembro outra turma será aberta para as crianças e jovens da comunidade e a estimativa é que em janeiro de 2018 uma turma será aberta para as pessoas de todas as idades.

Imagens: Professor Cláudio Filho