Açude do Jatobá tem apenas 2% de capacidade; Barragem da Farinha está com 4%

820

O açude Jatobá é o mais antigo reservatório de Patos, além de ser o mais popular. Vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá.

Infelizmente, devido a forte estiagem que castiga a região Nordestina, esse manancial está praticamente seco e agora só oferece água enlameada.

Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas, Aesa, atobá está com menos de 2% de sua capacidade. Sua capacidade máxima é de 17.516.000 metros cúbicos de água. Atualmenmte o seu volume é de apenas 429.083,25m³

A situação também é preocupante na Barragem da Farinha. Segundo levantamento feito no mês de agosto pela Aesa, o reservatório encontra-se com apenas 4,6% de sua capacidade máxima, ou seja, 1.201.640 m³.

A última vez que os patoenses viram o açude Jatobá sangrar foi em abril de 2009, logo após uma forte chuva que pegou a população de surpresa, onde derrubou várias casas, provocou alagamentos, deixou vários desabrigados e ocasionou na sangria do açude.

maispatos.com