Curso de Jornalismo das FIP realiza Aula Magna com o jornalista Gilson Souto Maior

740

Foi realizada na noite (05), no Auditório Paulo Bonavides, às 19h, nas Faculdades Integradas de Patos (FIP). A Aula Magna de Jornalismo 2017.2 Que abordou o tema: o processo de evolução do Jornalismo na Paraíba.

O evento reuniu nas FIP estudantes, professores e profissionais da comunicação, em um debate sobre os aspectos históricos da imprensa paraibana.

As FIP convidou o jornalista, professor e escritor, Gilson Souto Maior. Ele ministrou a palestra sobre a temática do evento e lançou o livro “História da TV na Paraíba”, de sua autoria. A obra faz um apanhado da trajetória da mídia televisiva no Estado, destacando emissoras e grandes nomes do telejornalismo.

Na palestra o professor Gilson, discorreu sobre o processo evolutivo da Comunicação da Paraíba nos campos, que ele atuou como; o Impresso, o Rádio e a TV, explicou os avanços que esses meios passaram ao longo dos anos, disse que os alunos de jornalismo de hoje têm muitas facilidades de atuação, haja vista, que as ferramentas da internet vieram somar para essa evolução dos meios de Comunicação.

O escritor destacou o contentamento de está dividindo os conhecimentos para a Faculdade. “É grande alegria de estar nesta Casa, na Universidade que é referência, no Curso que é referência nacional. Fico feliz em participar na Aula Magna, que abre o semestre letivo e, trazer também o trabalho sobre a história da TV paraibana e dos atores que fizeram esse processo”, pontou Maior.

Para o professor os Cursos de Comunicação tem dado uma grande contribuição para a formação de novos profissionais para diversas áreas do Jornalismo. Por fim, ele destacou o bom trabalho realizado pelas FIP, segundo ele, dignifica a cidade e a Instituição, formando bons profissionais.

O coordenador do curso de Jornalismo das FIP, professor Flaubert Paiva, avaliou como positiva à palestra do professor Gilson Souto Maior. “Ele trouxe para gente de forma muita lúcida e embasada, uma reflexão sobre o processo histórico da TV e do Rádio na Paraíba e, como devemos pensar criticamente esses dois meios de comunicação, porque, eles entram nas nossas casas e, trazem significativas parcelas do cotidiano”, afirmou Paiva.

A estudante de Jornalismo do 6º período Morgana Medeiros, classificou como muito importante a Aula Magna. “Foi de grande relevância participar da Aula Magna, pois o professor Gilson ampliou nossos conhecimentos, com sua vasta experiência, trabalhando nos meios de comunicação da Paraíba. Hoje ele abordou o processo de evolução do Jornalismo na Paraíba”, ratificou Medeiros.

Por fim, os alunos de Jornalismo interagiram fazendo perguntas pertinentes para o professor Gilson, que as respondeu de forma convincente. O Coordenador do Curso de Jornalismo agradeceu em nome da Instituição ao palestrante e aos demais presentes ao evento.

Entrevista com Gilson Souto Maior, ouça:

Entrevista com Flaubert Paiva, ouça:

Entrevista com Morgana Medeiros, ouça:

 

Jordan Bezerra