Barragem de Capoeira entra no volume morto

209

A reportagem do Blog Jordan Bezerra esteve, nessa sexta-feira (02), na barragem de Capoeira para verificar a situação crítica a qual vive o manancial.

Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), a barragem estava com 5,88%, contudo esse registro foi feito em 26 de dezembro de 2017, ou seja, está por demais defasado, portanto não serve como referência.

A barragem de Capoeira foi concluída no ano de 1984 (34 anos), no governo de Wilson Braga. Fica localizada no município de Santa Terezinha-PB, sertão do estado, a 320 km da capital, João Pessoa.

Lembrando que o a barragem de Capoeira tem capacidade de armazenamento de 53,4 milhões de m³, hoje tem apenas 4%, ou seja, cerca de 2.136.000 milhões m³, de seu volume hídrico.

Anunciamos de forma oficial que a barragem de Capoeira entrou no dia 02 de fevereiro de 2018 no seu volume morto. Este manancial abastece as cidades de Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim.

O abastecimento de água dessas cidades permanecem normal, pois a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi rápida e eficiente e já fez o serviço de adaptação da Comporta de Emergência.

A Cagepa do Regional das Espinharas passou com sua equipe de manutenção três dias na Barragem Capoeira realizando o serviço.

Vamos torcer e rezar que as chuvas voltem fortes para encher esse importante manancial do sertão.

Blog do Jordan Bezerra