Acadêmicos da 1ª turma de Pedagogia são diplomados em Santa Terezinha

180

Quatro de março de 2018. Uma data marcante na vida de oito concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. A turma é pioneira em Santa Terezinha, pois foram formados no próprio município pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERP).

A solenidade teve início às 17h30min com a santa missa na Igreja Matriz presidida pelo Pároco de Santa Terezinha-PB, Padre Sebastião Nóbrega, que parabenizou a turma e destacou a importância da profissão do professor para a sociedade.

O segundo momento da formatura também muito prestigiado por autoridades, parentes e amigos, onde houve a entrega dos certificados de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, que ocorreu na Câmara Municipal de Santa Terezinha.

Várias pessoas fizeram o uso da palavra. Quem iniciou esse momento foi o Secretário de Educação do município Osvamberg Oliveira, que representou a prefeita Terezinha de Zé Afonso. O secretário agradeceu aos formandos que o homenagearam colocando seu nome na turma. Disse que estava muito feliz por fazer parte desse momento ímpar.

O vereador Francisco Bezerra felicitou os concluintes e frisou que o caminho mais curto para vencer a desigualdade social é por meio da educação.

O advogado Bivar Rufino disse que sua alegria era dupla, pois os concluintes são de Santa Terezinha e também pela conquista de um sonho deles.

Representado os professores e a Faculdade Entre Rios, falou a professora Carla Fernandes, que destacou a relação de amizade entre ela e os alunos. Disse que FAERP vai investir expandindo seus cursos em outros municípios do sertão da Paraíba.

Padre Sebastião Nóbrega felicitou os concluintes pela conquista e ratificou a importância do país em valorizar a figura do professor, que tanto faz pela nação.

A oradora da turma, Maria Alencar, parabenizou a todos pela conquista, falou da alegria de viver aquele momento e partilhar com todos ali. Trouxe um trecho do livro ‘O Pequeno Príncipe’, que diz: “nada é por acaso, pois o ser humano é insubstituível”. Ela descreveu um pouco o caminho percorrido pela turma. “Não foi fácil chegar aqui, pois temos família e outras obrigações, mas no fim vencemos”, disse Alencar.

Quem fez o juramento pela turma foi Elizangela Oliveira (Lili), depois do ato, ela recitou um poema do poeta cearense Bráulio Bessa, que homenageia o professor.

A Força do Professor

“Um guerreiro sem espada

sem faca, foice ou facão armado só de amor

segurando um giz na mão

o livro é seu escudo

que lhe protege de tudo

que possa lhe causar dor

por isso eu tenho dito

Tenho fé e acredito

na força do professor.

Ah… se um dia governantes

prestassem mais atenção

nos verdadeiros heróis

que constroem a nação

ah… se fizessem justiça

sem corpo mole ou preguiça

lhe dando o real valor

eu daria um grande grito

Tenho fé e acredito

na força do professor.

Porém não sinta vergonha

não se sinta derrotado

se o nosso pais vai mal

você não é o culpado

Nas potências mundiais

são sempre heróis nacionais

e por aqui sem valor

mesmo triste e muito aflito

Tenho fé e acredito

na força do professor.

Um arquiteto de sonhos

Engenheiro do futuro

Um motorista da vida

dirigindo no escuro

Um plantador de esperança

plantando em cada criança

um adulto sonhador

e esse cordel foi escrito

por que ainda acredito

na força do professor.”

Houve uma homenagem emocionante para os pais dos concluintes de saudosa memória, este momento foi conduzido pela agora, pedagoga Alda Lúcia.

Por fim, quem falou aos presentes foi a líder da turma, Flávia dos Santos, que agradeceu a todos; família, professores, faculdade, patrocinadores. Fez uma referência especial aos professores Osvamberg Oliveira e Socorro Cavalcanti, que ajudaram na implantação do Curso na cidade.

Depois houve uma confraternização no ginásio municipal para os concluintes, familiares e convidados. Muita comida, bebida e música ao vivo com Leudo dos teclados.

Relação dos concluintes:

Alda Lúcia

Bruna Monteiro

Djavan Ferreira

Elizangela Oliveira

Flávia dos Santos

Maria Alencar

Maria Gorete do Nascimento 

Maria Luzinete Cordeiro

Blog do Jordan Bezerra