‘Dos 223 municípios da PB, apenas cinco fazem parto normal ou cesarianas’, alerta médico

171

‘Dos 223 municípios, apenas cinco fazem parto normal e\ou cesarianas’. O alerta é do médico Eduardo Sérgio que concedeu entrevista na tarde desta quinta-feira (8) ao programa Rádio Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

Outro problema apontado pelo médico é com relação a mortalidade materna que, segundo ele, é um ‘caos na Paraíba”. Eduardo Sérgio, afirmou que os mamógrafos, aparelhos utilizado para o diagnóstico do câncer de mama, só existem hoje nas grandes cidades do Estado, enquanto as mulheres do interior sofrem com o diagnóstico tardio da doença e com isso muitas tem que ser submetida a mastectomia ou rádio terapia. ” São problemas graves que não estão sendo administrados politicamente”, alertou.

Eduardo Sérgio afirmou ainda que as unidades de saúde da Paraíba não funcionam em sua plenitude. Ele explicou que semana passada existiam 12 mulheres em macas nos corredores do Hospital Universitário e sem terem para onde mandar.

Outros indicadores de saúde denunciados pelo médico é a grande quantidade de casos de sífilis e infecção urinária em mulheres grávidas. Eduardo Sérgio explicou que foram diagnosticados 1,8 mil mulheres com sífilis e apenas mil foram tratadas ‘e com isso 800 bebês nasceram com doença’, alertou o médico.

paraiba.com.br