Produtores comemoram 1 ano de criação da Feira da Agricultura Familiar, em Santa Terezinha

203

Produtores e organizadores da Feira da Agricultura Familiar do Município de Santa Terezinha (PB) tiveram um motivo especial para comemorar neste sábado (31). Trata-se de 1 ano da existência da feirinha na cidade. A feira foi criada no dia 01 de abril de 2017, mas a comemoração foi antecipada para hoje.

Artistas locais animaram o ambiente ao som de muito forró. Foi entregue aos produtores o uniforme, servido o café da manhã, distribuídos chocolates e distribuídas mensagens da Páscoa.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Marlos Lúcio, falou sobre a feira.

“Essa feirinha tem todas as melhorias para a agricultura familiar. Queremos agradecer a parceria da Prefeitura e da Emater. Essa parceria foi formada graças à prefeita que incentiva e tem o prazer de servir ao homem do campo. Essa feirinha foi resgatada nesta gestão, também com o apoio de Jonas Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Aí está o endereço para o produtor rural, para a agricultura familiar e para as pessoas do município fazer as suas compras. Hoje temos a satisfação de completar um ano, junto aos produtores e as pessoas que demonstraram interesse para que este trabalho seja desenvolvido. Parabéns a todos que trabalham nesta ação. Aqui deixo o nosso muito obrigado a todos”, enfatizou.

Para e a extencionista rural da Emater, Estela Oliveira, é importante que o município apoie estas políticas públicas.

“Nós estamos comemorando um ano de existência da Feira da Agricultura Familiar. É importante para o município buscar essas políticas públicas que ajudem o homem e a mulher do campo, é uma forma de gerar renda dentro do município. Apesar da importância que tem a feira, encontra-se em fase de experiência. A produção ainda é pequena, vamos torcer para que melhore, atraindo mais pessoas para participar, comprando aos produtores locais”, disse.

De acordo com o produtor, Levi Rodrigues, a feira é um incentivo ao homem do campo.

“É de grande importância esta feira porque é um incentivo enorme para o produtor, pois sabemos onde podemos comercializar os nossos produtos. É importante também para o consumidor porque saberá da qualidade dos alimentos que está colocando em sua mesa. A cidade de Santa Terezinha está de parabéns por esse objetivo que foi conseguido através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais”, informou.

O consumidor Nabor Camboim, falou da importância da feira.

“É boa demais esta feira. Todas as pessoas fazem as compras aqui na Praça Frei Damião.  Deus abençoe e que continue assim”, comentou.

A feira é organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, com a orientação da Emater e o apoio da Prefeitura. Todos os sábados, a partir das 06h, os produtores do município vendem os alimentos na Praça Frei Damião. Vários produtos são comercializados como frutas, verduras, bolos, queijos, pimenta de cheiro, cereais, aves, manteiga da terra, entre outros.