Primeiro Pet Scan pelo SUS na Paraíba é realizado no Napoleão Laureano

47

O primeiro exame de Pet Scan realizado pelo SUS na Paraíba foi feito nesta quarta-feira (12), no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.

Agora, serão realizados mensalmente 48 exames pagos pela Prefeitura. O encaminhamento é feito pelo próprio hospital a partir da necessidade do paciente.

A primeira paciente a realizar o exame foi a agricultora Patrícia Marcelino, de 30 anos, de Natuba.

Marco no tratamento do câncer na PB

Marcelo Pinheiro, presidente da Fundação Laureano, destacou que este é um marco importante para o tratamento do câncer na Paraíba.

“É a tecnologia mais moderna para diagnóstico e agora está disponível no SUS, atendendo as pessoas mais humildes”, afirmou.

O exame

O Pet-CT oncológico é um procedimento por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET).

Assim, o exame identifica com precisão alterações nas células em estágios muito iniciais, sendo essencial para o diagnóstico de linfoma, pois aponta onde há linfonodos alterados, indicando a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa.

PortalCorreio