Patos reúne representações nacionais e discute políticas importantes durante o I Encontro dos ACS e ACE do Sertão Paraibano

91

Aconteceu na sexta-feira, dia 1 de abril, no Patos Water Play, o I Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sertão Paraibano. O evento teve foco principal de debate, os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no Sertão Paraibano, conquistas e desafios dos ACS e ACE.

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), Ilda Angélica Correia de Lima, considerou o momento oportuno para tratar de situações relacionadas ao trabalho diário das duas categorias, bem como para discutir o fortalecimento da confederação nacional e das conquistas em âmbito nacional.

O vice-prefeito Jacob Souto representou o prefeito Nabor Wanderley, que esteve na capital João Pessoa, e na oportunidade comentou sobre o encontro. Jacob citou que foi uma oportunidade para que a Prefeitura de Patos, em nome do prefeito Nabor, colocasse todas as situações que envolvem melhorias para os ACS e ACE.

Jacob também frisou que o deputado federal Hugo Motta está desempenhando um papel importante em Brasília, inclusive já tendo aprovado emendas que valorizam as duas categorias.

O presidente do Sindicato dos ACS e ACE de Patos e Região, Bosco Valadares, comentou sobre o evento. Bosco disse que além dos debates, foi também uma oportunidade de celebração da aprovação da PEC 22, que tem como principais apoiadores o deputado federal Hugo Motta, e o deputado Efraim Filho, que segundo ele, estão como parceiros da Conacs na busca de mais valorização profissional para os ACS e ACE.

Também participaram do evento, o secretário municipal de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Claudemir Bento, dentre outras representações.

Coordecom – Hélio Barbosa