João Azevêdo torna uso de máscara facultativo em ambientes fechados na Paraíba e libera 100% do público em eventos

103

O Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), divulgou um novo decreto com medidas de prevenção à covid-19 e facultou o uso de máscaras em municípios que tenha mais de 70% da população vacinada. O decreto também libera 100% de público em cinemas, teatros e circos e eventos esportivos a partir desta sexta-feira (8).

O decreto considera os esforços no combate à pandemia da covid-19 e a progressão da cobertura vacinal, que “permitirá que esta nova união de esforços representada pelas medidas de proteção sanitária presentes neste decreto guiem a Paraíba na direção de dias melhores, possibilitando algumas flexibilizações para que se atenuem os efeitos socioeconômicos e culturais da pandemia”.

O texto cita que a cobertura de primeiras doses ultrapassa 85,19% e de segundas doses com mais de 79,07% da população do Estado, colocando a Paraíba entre os três Estados com maior índice de vacinação do Brasil.

A partir de 8 de abril, fica permitido o funcionamento, com 100% da ocupação, de cinemas, teatros, circos, eventos esportivos realizados em arenas e estádios (com apresentação do cartão de vacinação e comprovação do esquema vacinal completo), bem como eventos esportivos realizados em ginásios, que disponham de adequada circulação natural de ar, nos mesmos moldes das arenas. E ainda eventos sociais e corporativos e shows.

O uso de máscaras em espaços abertos em todo território estadual passa a ser facultativo, recomendando-se às pessoas que possuem comorbidades ou apresentem sintomas da covid-19 que mantenham a utilização.

Veja a cobertura vacinal dos municípios da Paraíba

Nos municípios em que o percentual de vacinação da população vacinável (acima de cinco anos), com duas doses ou dose única (imunizante Jansen), for superior a 70% fica facultado o uso de máscaras em ambientes fechados, recomendando-se às pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19 que mantenham a utilização.

Os municípios poderão adotar medidas mais restritivas de acordo com a realidade sanitária local. Novas medidas poderão ser adotadas a qualquer momento em função do cenário epidemiológico estadual e nacional. A partir do dia 11 de abril de 2022 serão retomadas as atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual.

A Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia divulgará um cronograma de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual no mês de abril.

paraiba.com.br