Aos 100 anos Dona Anita é vaidosa, adora futebol e gosta de assistir missas, em Patos

105

A religiosidade do povo sertanejo está nas imagens dos santos em suas residências, nas tradições que se perpetuam, nos gestos de respeito e, por vezes, na frequência em cerimônias religiosas, dentre outros pontos que se expressam a cada momento. Todas essas observações podem ser vistas na senhora Maria de Sousa Dantas, mais conhecida por Dona Anita.

Dona Anita nasceu no dia 03 de fevereiro de 1922, no Sítio Riacho do Meio, Município de São Mamede. Há vários anos, Dona Anita reside em Patos, no centro da cidade. Aos 100 anos de idade, a idosa adora ver jogos de futebol, gosta de estar sempre bem vestida e é uma das mais frequentes nas missas realizadas na Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos.

Viúva do saudoso José Dantas, Dona Anita teve 9 filhos. A família grande lhe deu vários netos, bisnetos e até tataranetos e se espalhou por diversas localidades do Brasil. A devota de Nossa Senhora da Guia tem muita lucidez e nem aparenta ter um século de vida. Quem vê Dona Anita nem imagina que ela carrega a experiência de vida de tantas gerações.

A comerciária Sandra Dantas, que é neta de Dona Anita, disse que a família tem muito carinho e orgulho pela vida plena e de ensinamentos da avó.

Jozivan Antero – Polêmica Patos