Paraibano Rogério Varela é nomeado por Bolsonaro para o Conselho Nacional do Ministério Público

80

O advogado paraibano Rogério Varela foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar o cargo de conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2021/2023. O ato foi oficializado na última segunda-feira (25).

O paraibano teve sua indicação aprovada após receber 52 votos a favor, três contrários e uma abstenção durante uma sabatina no Senado Federal em sessão que teve como relator o senador Veneziano Vital.

Dessa forma, Varela irá compor o quadro de 14 conselheiros responsáveis pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros. A posse do advogado está marcada para o dia 10 de maio.

Perfil

Rogério Magnus Varela Gonçalves graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 1996, é Mestre em Ciências Jurídicas também pela UFPB (2002) e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, defendendo sua tese em 2010.

É professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, além de ser professor colaborador da Fundação Educacional Jayme de Altavila. Também é sócio-fundador do Varela e Negreiros Advogados Associados e fundador da ONG Instituto Eduardo Correia.

Clickpb