Paraibano de Coremas tem obra literária anexada na maior biblioteca do Mundo

436

A Redação do Portal Santa Teresinha recebeu a informação que um paraibano, natural do município de Coremas, possui um livro incorporado na Biblioteca do Congresso Americano, situada em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Atualmente a biblioteca recebe o titulo de maior do mundo.

O livro intitulado como: Manual do Coremense. Retrata a história, geografia, religião, política, saúde, educação, justiça, etc, do município de Coremas, Paraíba, situado na Região do Vale do Piancó. O autor é o coremense, Edvaldo Brilhante da Silva Filho (62), médico com especialidade em psiquiatria. O seu livro foi lançado no ano de 2015 e incorporado em 2018 naquela biblioteca.

Conhecido popularmente por Dr. Brilhante, ele falou dos critérios adotados para o livro fazer parte do acervo daquele ambiente cultural e da satisfação de está representando o país no Congresso Americano através da cultura.

“Lá tem livros de todas as línguas faladas no mundo inteiro, inclusive, o nosso Português, acervos para países do continente americano no qual está inserido o querido Brasil. Foi uma grande emoção e uma enorme honra, um livro falando sobre uma cidade pequena do interior do Brasil e da Paraíba, escrito em Português, por um médico, tanto que essa alegria não é somente minha, mas, divido com todo paraibano, em especial, ao meu povo sertanejo”, destacou.

Amante da literatura desde criança, ele cita que o universo da Literatura é fascinante.

“Desde criança que gosto de ler, tanto que, tenho que ler alguma coisa todo dia. O universo da Literatura me fascina muito. Gosto de estar entre os livros. Sempre me chamaram de ‘Rato de Biblioteca’,” comenta.

Veja outras obras de Dr. Brilhante: História da Psiquiatria na Paraíba; Coremas, o seu Lugar na História; Fragmentos Poéticos; Cuidando do Ser Humano I e Cuidando do Ser Humano II.

O médico e escritor fala de onde vem a sua inspiração.

“Adoro ler livros de história, para contribuir positivamente com as futuras gerações de leitores. Registrei a história de minha cidade e da minha especialidade (Psiquiatria)”, disse.

Com um vasto currículo, ele já trabalhou no Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba (HU-UFPB) e em vários municípios; é sócio titular da Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP); trabalha na Prefeitura Municipal de João Pessoa; na Prefeitura de Coremas; médico psiquiatra auditor do Cedmex / João Pessoa; Médico do Cisco, em Sumé; médico psiquiatra na E-Gastro, em João Pessoa; Título de Especialista em Psiquiatria pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba; Título de Especialista em Psiquiatria pelo Conselho Federal de Medicina do Distrito Federal; Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria, no Rio de Janeiro.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com