Paraíba começa a aplicar dose de reforço contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

72

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está orientando os Municípios a iniciar a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos. Todo o estado está abastecido com as doses necessárias para atender a esta população.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Franciélia Carvalho, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil resultou em uma redução significativa da ocorrência de casos graves e óbitos. Ela explica que, de acordo com estudos, a resposta imunológica da vacina reduz após algum tempo, e com a circulação de novas variantes recomenda-se a dose de reforço nos adolescentes entre 12 e 17 anos.

“A vacina é segura e necessária. Outros países já recomendaram a dose de reforço para esta população. É muito importante que pais e responsáveis incentivem seus adolescentes a tomarem esse reforço para que a gente possa ter uma maior cobertura e a população cada vez mais imunizada contra a Covid-19”, pontua.

A dose de reforço para os adolescentes entre 12 e 17 anos deverá ser aplicada quatro meses após a segunda dose do esquema vacinal primário. O imunizante deve ser o da Pfizer, porém se não houver a disponibilidade, o município poderá aplicar o da Coronavac.

Franciélia Carvalho lembra que no dia 4 de junho haverá o Dia D de vacinação contra Covid-19 e reforça o convite para os adolescentes tomarem a dose de reforço. A população na Paraíba na faixa etária de 12 a 17 anos é de 378.483 pessoas. Destas, 313.718 (82,89%) tomaram a 1ª dose e 323.251 (85,41%) tomaram a 2ª dose.

Portal Correio