Inmet vê ‘grande perigo’ de acumulado de chuva e emite alerta mais severo para Grande João Pessoa

88

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (31), um alerta vermelho (grande perigo) de acumulado de chuva para João Pessoa, Baía da Traição, Bayeux, Cabedelo, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Rio Tinto e Santa Rita.

O alerta vermelho é o mais severo na escala do Inmet para previsão de eventos meteorológicos. Conforme o aviso, o volume de chuvas deve ser superior a 60 milímetros por hora ou até mesmo acima de 100 milímetros por dia. Há expressivo risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

A nova classificação ocorre devido às fortes chuvas que atingem Capital e Região desde a madrugada. Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, entre meia-noite e 6h foi verificado acumulado de 73 milímetros. Os bairros onde mais choveu foram Cristo Redentor e Altiplano.

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199). Na Capital paraibana, a Defesa Civil também disponibiliza os telefones 0800 285 9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

De acordo com o Inmet, durante o temporal, é recomendável que a população siga as seguintes instruções:

Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
Observe alteração nas encostas
Permaneça em local abrigado
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos

Portal Correio