Em debate sobre educação pública, Dr. Ramonilson defende ampliação do ensino profissionalizante e valorização dos professores

60

Na tarde deste domingo, 05 de junho, o programa Seu Direito com Dr. Ramonilson abriu um espaço à discussão acerca do atual panorama da educação pública e seus desafios em um cenário de pós-pandemia.O informativo contou com a participação do Deputado Federal Pedro Cunha Lima, ex-presidente e atual integrante da Comissão de educação da Câmara Federal.

Na oportunidade, o Parlamentar lamentou os indicadores atuais do Estado e apontou alternativas para mudar o contexto desafiador. ” A Paraíba tem a segunda maior média de analfabetismo do país e um dos maiores índices nacional de jovens que nem estudam e nem trabalham. É preciso replicar o exemplo do Ceará e investir em infraestrutura, expandir programas de inclusão e garantir o acesso das crianças à creche, tendo em vista a falta de vagas”, frisou.

Durante o bate papo, Dr. Ramonilson também defendeu a ampliação do ensino profissionalizante, uma maior integração da comunidade na rotina escolar e a valorização dos professores. “Para combater a evasão, é fundamental aliar a rotina da sala de aula a cursos profissionalizantes, que oportunizam bolsas e corroboram na construção de um currículo mais competitivo em vistas ao mercado de trabalho. Além disso, a adoção do programa “Escola Aberta”, com atividades esportivas e culturais aos finais de semana , tem o potencial de tornar mais próxima o vínculo dos pais e mães com o ambiente de ensino. E por fim, professores valorizados, que deve somar por parte da Gestão pública, uma remuneração adequada, respeito ao plano de carreira e necessárias condições de trabalho”, concluiu o ex-juiz.

O programa “Seu Direito” com Dr. Ramonilson é veiculado todos os domingos, às 12h na Rádio Espinharas de Patos e às 17h na Rádio Universidade FM.

Assessoria