Diretor de escola estadual elogia e fala da importância da parceria com a Prefeitura de São José do Bonfim

205

A Escola Estadual Cidadã Integral (ECI) Maria de Lourdes Meira, situada na Rua Jamil Nóbrega, no Conjunto Edvaldo Mota, em São José do Bonfim (PB), Região Metropolitana de Patos, recebeu recentemente a doação e a instalação de ares-condicionados da Prefeitura Municipal, proporcionando mais qualidade no ensino dos estudantes.

Existe uma parceria oficializada entre a Prefeitura Municipal e a ECI, através da Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Administração. A escola participa das ações pedagógicas em parceria com a Educação, ações relacionadas à Saúde (Programa Saúde na Escola), ações da Secretaria de Ação Social, por exemplo, o Bonfim Na Roça.

Em contato com a Reportagem do Portal Santa Teresinha, o diretor da instituição de ensino, Herbete Teotonio dos Santos, falou sobre a doação dos equipamentos de climatização das salas de aulas.

“A administração municipal nos ajuda, fez a doação dos ares-condicionados, vai ser construída uma quadrinha de areia dentro da escola, tudo com recursos próprios do Município. Essa parceria é boa para a escola porque ajuda no campo pedagógico, na comodidade do aluno, influenciando na aprendizagem do aluno, deixando-o mais a vontade e com mais disposição de estar na escola, onde estão sendo ofertadas salas climatizadas. Nós tínhamos dois ventiladores por sala de aula e o calor era enorme. A escola só tem a ganhar com essa climatização”, disse.

Ele falou do próximo pleito que é a construção de uma quadrinha de areia.

“A quadrinha de areia foi também um pedido dos alunos para que eles pudessem praticar esporte dentro da escola. Estamos batalhando por um ginásio na escola, inclusive, iremos solicitar a quadra de esportes no dia 10 de junho, na cidade de Patos, durante o Orçamento Democrático. O esporte influencia muito principalmente nos estudantes com vulnerabilidade social, familiar ou emocional”. Enfatizou.

Herbete Teotonio dos Santos, destacou que é importante a parceria com a Prefeitura Municipal proporcionando um grande avanço na Educação do município.

“É muito importante porque a escola só tem a crescer, só tem a crescer a participação dos alunos nas aulas e eles ficam com mais vontade de participar mais ativamente nas aulas. Recebemos com uma grande alegria essa parceria, foi um grande avanço porque podemos dar uma melhor qualidade de vida e de ensino aos nossos alunos. É bom lembrar que a administração municipal está sempre solicita e disponível para com a escola, mesmo sem ter nenhum compromisso, mas pelo fato de os estudantes serem do município, então, se sensibilizaram a fizeram esta parceria. O foco principal das ECI é o projeto de vida do estudante. Estamos sempre preocupados em melhorar cada vez mais o acolhimento aos alunos, aqui é a segunda casa deles, chegando às 7h e saindo às 17h, ou seja, lancham na escola, tomam banho na escola”, comentou.

O Colégio tem capacidade para receber 200 alunos, mas atualmente tem 113 estudantes, podendo receber até quatro turmas, entretanto, existem três turmas. As três salas foram climatizadas.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com