Censo 2022 começa hoje; na Paraíba mais de 3,3 mil recenseadores devem visitar mais de 1 milhão de lares

37

O Censo 2022 começa nesta segunda-feira (1º), quando os mais de 183 mil recenseadores do IBGE iniciam a visita aos 75 milhões de domicílios brasileiros. A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai realizar entrevistas nos 5.568 municípios brasileiros.

Na Paraíba, são mais de 3,3 mil recenseadores em campo que devem visitar cerca de 1,3 milhões de lares distribuídos entre todos os 223 municípios do estado. O último Censo Demográfico, ocorrido em 2010 revelou que a Paraíba tinha cerca de 3,7 milhões de habitantes, sendo 1,8 milhões de homens e 1,9 milhões de mulheres. Agora, a pesquisa tem o desafio de identificar o que mudou ao longo dos últimos 12 anos.

O maior levantamento sobre as condições de vida da população, que era para ter acontecido em 2020, teve de ser suspenso pela pandemia e, depois, pela falta de recursos para uma operação que exige mais de R$ 2 bilhões para ser realizada.

O Censo, além de contar os estimados 215 milhões de habitantes, traz um retrato por sexo, idade, instrução, renda, condições do domicílio (se tem água, luz, saneamento, internet e posse de eletrodomésticos), numa visão mais geral.

O Censo 2022 trará algumas investigações inéditas, como o retrato das 5.972 comunidades quilombolas. Além do questionário individual, o líder da comunidade vai descrever a infraestrutura do local, recursos naturais, educação, saúde e hábitos da aldeia.

Na pesquisa sobre a população com deficiência, o transtorno do espectro autista também será identificado.

PB Agora