Encontro Paraibano de Astrofotografia ocorre neste fim de semana, em Matureia

80

O Sertão da Paraíba vai receber neste fim de semana um dos maiores encontros de astrofotografia do Brasil. O Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA) ocorre de sexta (26) a domingo (28), no Casarão do Jabre, Zona Rural de Matureia. Esta é a 9ª edição do evento, que reúne astrônomos, astrofotógrafos e aficionados pela astronomia. A ideia é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

A astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos — como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias — e tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores.

Hoje em dia, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

O Casarão do Jabre, localizado aos pés do Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba, recebe e organiza o encontro juntamente com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA). O local foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação.

Portal Correio