SES aponta que 25,5% do público-alvo foi vacinado contra poliomielite, na Paraíba

54

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), aproximadamente 58 mil crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos foi vacinada contra poliomielite na campanha de vacinação deste ano. O número corresponde a 25,52% do público-alvo total, estimado em 227.851 crianças.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Paraíba ocupa o 5º lugar no Nordeste na aplicação da vacina contra pólio, ficando atrás de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Sergipe.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, destaca que a campanha de vacinação contra pólio estará vigente em todo estado até o dia 09 de setembro.

“São mais 15 dias de campanha para ampliar a vacinação contra pólio e também atualizar a situação de crianças e adolescentes em relação a todas as vacinas do calendário nacional. Pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças para receber a vacina e mantenham as cadernetas em dia para que possamos ficar livres não apenas da pólio, mas de tantas outras doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização”, disse.

Dados nacionais

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no Brasil, as doses previstas para a vacina inativada contra a pólio atingiram a meta pela última vez em 2015, quando a cobertura foi de 98,29% das crianças nascidas naquele ano.

Depois de 2016, a cobertura caiu para menos de 90%, chegando 84,19% no ano de 2019. Em 2020, a pandemia de covid-19 impactou as coberturas de diversas vacinas, e esse imunizante chegou a apenas 76,15% dos bebês.

Em 2021, que ainda pode ter dados lançados no sistema, o percentual ficou abaixo de 70% pela primeira vez, com 69,9%.

Portal Correio