Se estivesse vivo, o ex-deputado José Gayoso completaria 100 anos de vida neste mês de setembro

120
Arquivo pessoal

Se estivesse vivo, o ex-deputado estadual pelo estado da Paraíba, José Gayoso, completaria 100 anos de vida no dia 15 de setembro. Ele era pai do ex-prefeito de Santa Terezinha (PB), José Afonso Gayoso Filho (1997 / 2000 e 2001 / 2004).

A Redação do Portal Santa Teresinha teve acesso a um texto que foi divulgado pela família Gayoso nas redes sociais, leia:

Hoje, se vivo fosse, José Gayoso completaria 100 anos. Uma história de vida vivida para povo, pelo povo e com o povo. Dedicou sua vida à política, ao sertão e principalmente aos Vales dos Espinharas e do Piancó.  Tem no seu histórico ações importantes com a defesa do homem do campo, principalmente no tempo do algodão. A educação sempre recebeu sua atenção. Trouxe para Patos o Colégio Estadual, com ensino de qualidade, referência na região. Foi o responsável pela transformação de mais de 30 distritos em municípios. Filho do advogado Pedro Firmino, o primeiro deputado federal de Patos. 

Lamentavelmente não recebeu Deputado Zé Gayoso, eleito 7 vezes Deputado Estadual, em seu favor homenagem equivalente a que foi realizada em atenção ao seu pai, pessoa cujo nome empresta a uma das principais ruas de Patos. Não há até o momento qualquer referência ou nomeação de prédios públicos, rua, praça ou avenida em seu nome. Seu legado segue esvaziando com o passar do tempo, afastando do presente a recordação das vitórias do passado, sem dar oportunidade às novas gerações de compreender a história e origem de sua cidade, as lutas e vitórias alcançadas, os atores responsáveis pela evolução do pensar e do fazer, o amadurecimento do direito.  JOSÉ GAYOSO, O HOMEM QUE FOI E A MEMORIA DO QUE POR ELE FOI DEIXADO, NÃO DEVE SER DESRESPEITADA. PARTE DA HISTORIA DA PARAIBA É CONTADA PELO RELATO DE SUAS AÇÕES LEGISLATIVAS.  Diante de tantas ruas e locais públicos batizados em homenagem às pessoas públicas indicadas pelos gestores de Patos desde 2004 nota-se que a ausência de tal honraria repousa tão somente na vontade de poucos de esconder da nova geração o que todos que conheceram ou foram alcançados pela eficiência do Deputado Zé Gayoso carregam em seus corações, tentando apropriar-se da história e dos méritos conquistados pela família Gayoso. Hoje, em seu centenário, faço publicamente o compromisso de trabalhar em favor da recuperação e preservação da história de Patos, restaurando a memória da cidade, física e afetiva, para que um novo legado seja edificado sobre a Rocha firme e constante da HISTORIA que será contada pelas ruas desta cidade.

Também em suas redes sociais, o seu neto, Paulo Gayoso destaca o centenário do seu avô através de um texto contando um pouco da história de um dos maiores políticos daquela época, veja: