Painel Eletrônico: Câmara Municipal de Patos inova e adota moderno sistema de votação

56

A Câmara Municipal de Patos-PB estreou na Sessão Ordinária desta terça-feira (04) seu painel eletrônico de votação. A presidente da Mesa Diretora, vereadora Tide Eduardo (UB) disse que a nova ferramenta é mais um mecanismo de transparência e modernização dos trabalhos do Poder Legislativo adotado em sua gestão que se soma ao site oficial e as transmissões das sessões pelas Redes Sociais, em tempo real, a exemplo do facebook e YouTube. “Um grande marco para os trabalhos do Poder Legislativo de Patos, que de forma pioneira no Sertão, passa a adotar esse moderno sistema de votação e de informação de nossas atividades, que dispensa, inclusive, o uso de papel. ”, comemorou Tide, ressaltando a importância da ferramenta digital para a economicidade pública e a preservação do meio ambiente.

A proposta foi muito bem aceita por todos os vereadores que passaram por um treinamento para a votação eletrônica. As votações são feitas a partir de um tablete conectado remotamente ao painel. “Cada dispositivo só pode ser acessado com a senha individual do vereador titular. ”, informou a presidente, ressaltando a segurança do equipamento durante as votações.

O Painel Eletrônico é um módulo de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias e facilita os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. Todas as informações como a presença dos vereadores na sessão, matérias em votação, votos dos parlamentares, ficam visíveis ao público que acompanha os trabalhos no plenário da casa. O Painel Eletrônico pode ser visualizado também nas transmissões em tempo real das sessões ordinárias e extraordinárias pelos Canais da Câmara no YouTube e facebook e facilitará o acompanhamento de votações a respeito de matérias de interesse coletivo, além de informar como cada vereador votou.

Ainda de acordo com a presidente Tide Eduardo, em breve a câmara também vai transmitir seus trabalhos através de seu canal de TV exclusivo. “Será nosso próximo passo. ”, prometeu.

Ascom