Papa Francisco envia mensagem ao Brasil, a quatro dias das eleições

54

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Brasil nesta quarta-feira, 26 de outubro, a quatro dias das eleições. As informações são do G1. Diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, o pontífice pediu intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro.

“Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”, disse Francisco, que não falou diretamente sobre as eleições no Brasil.

Também nesta data, Francisco recordou a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva realizada na tarde da última segunda-feira, 24 de outubro, na cidade de Crato, no Ceará.

CIRURGIA DE PAPA FRANCISCO É BEM SUCEDIDA

No dia 4 de julho de 2021, o mundo foi surpreendido com a notícia de que o Papa Francisco tinha sido internado para realizar uma cirurgia no intestino. Pela manhã, o sumo pontífice da igreja católica ainda realizou a tradicional missa na praça de São Pedro e só depois a assessoria de imprensa do Vaticano informou sobre a intervenção cirúrgica.

No período da noite, um novo comunicado, assinado por Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, dando conta do resultado da cirurgia.

“O Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon. O Santo Padre reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral pelo Prof. Sergio Alfieri, com a assistência do Prof. Luigi Sofo, do Dr.. Antonio Tortorelli e da Dra. Roberta Menghi”, escreveu.

O tempo de internação de Francisco na ocasião não foi informado.

O Problema

A estenose diverticular sintomática do cólon, que levou Papa Francisco para mesa de cirurgia, é um estreitamento do órgão que dificulta a passagem das fezes. Inicialmente essa diverticulite é tratada com medicamentos, mas se houver algum sangramento ou perfuração, é necessária uma cirurgia com certo grau de emergência. No procedimento é retirado o pedaço do intestino lesionado.

Fonte: O Fuxico