João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba

67

João Azevêdo (PSB) foi reeleito governador da Paraíba neste domingo (30), segundo turno das Eleições 2022. Às 18h48, 97,19% das urnas tinham sido apuradas e o gestor computava 52,33% dos votos válidos, o que representava apoio de cerca de 1,2 milhão de eleitores. Lucas Ribeiro (Progressistas) é o vice. Pedro Cunha Lima (PSDB) registrava pouco mais de 1 milhão de votos (47,67%). Brancos (2,39%) e nulos (7,06%) somavam mais de 236 mil votos.

A festa da vitória ocorre no Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa. Já em Campina Grande, a comemoração para o governador eleito será no Parque do Povo, também no Centro. Os eventos deverão ser encerrados às 23h. A definição de locais foi acertada em reunião dos candidatos com a Justiça Eleitoral.

No primeiro turno das Eleições 2022, disputado em 2 de outubro, João Azevêdo conquistou 863.174 eleitores (39,65% dos votos válidos). Já Pedro Cunha Lima recebeu apoio de 520.155 eleitores (23,90% dos votos válidos). Brancos (4,80%) e nulos (9,90%) somaram 375.152 votos.

Relembre abaixo trajetória e propostas de João Azevêdo e Lucas Ribeiro para o Governo da Paraíba.

Perfil

João Azevêdo Lins Filho, natural de João Pessoa, tem 69 anos e é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de direção e chefia em programas e repartições públicas municipais em João Pessoa e Bayeux. Foi secretário de Infraestrutura da Capital entre 2007 e 2010 e, em 2011, foi nomeado pelo então governador Ricardo Coutinho para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia. Em 2015, a partir da fusão de pastas, passou a responder também pela Infraestrutura do Estado.

Atual governador da Paraíba, João Azevêdo foi eleito em 2018 no 1º turno, com mais de 1,1 milhão de votos, o que representou 58,18% dos votos válidos.

João e Ricardo romperam politicamente devido à Operação Calvário e o novo chefe do Executivo estadual migrou para o Cidadania no fim de janeiro de 2020. Poucos meses após a ida de Ricardo Coutinho para o Partido dos Trabalhadores (PT), João Azevêdo anunciou retorno ao PSB, partido no qual concorreu à reeleição.

O vice-governador

Lucas Ribeiro Novais de Araújo, natural de João Pessoa, tem 33 anos e é advogado. Filho da senadora Daniella Ribeiro, sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e neto do ex-prefeito de Campina Grande Enivaldo Ribeiro, Lucas ingressou na política em 2016, aos 27 anos, quando foi eleito vereador da ‘Rainha da Borborema’. Em 2019, licenciou-se da Câmara para assumir o cargo de secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2020, Lucas Ribeiro foi eleito vice-prefeito de Campina Grande em 1º turno, na chapa encabeçada por Bruno Cunha Lima.

Propostas

EDUCAÇÃO

Realização de concurso público
Expansão da oferta de matrículas do Ensino Médio nas modalidades de tempo parcial e integral em todos os municípios
Ampliação do Programa Alfabetiza PB – Educação de Jovens e Adultos
Aperfeiçoamento do uso de tecnologias educacionais para fomentar a implementação de propostas pedagógicas à distância, remotas e híbridas
Criação de programa voltado para o desenvolvimento de ações de atenção pedagógica e psicossocial para estudantes e profissionais da educação de toda a rede estadual
Ampliação das ações do Programa Conexão Mundo
Fortalecimento da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com aumento da oferta de cursos e vagas

SAÚDE

Realização de concurso público
Garantia de políticas públicas voltadas à atenção primária e especializada
Garantia de políticas públicas voltadas a novas modalidades cirúrgicas e de exames
Ampliação e fortalecimento do Programa Opera Paraíba e do Projeto Amar
Consolidação do Centro Estadual de Regulação Hospitalar
Reforço da assistência farmacêutica com a expansão e integração de uma ampla rede de serviços, a partir da implantação de Centros de Distribuição Regionais

SEGURANÇA

Realização de concurso público
Sistematização das ações de patrulhamento pelos Centros Integrados de Comando e Controle
Fortalecimento de videomonitoramento e capacitação de profissionais da área
Expansão de delegacias especializadas no atendimento à população LGBTQIAP+

EMPREGO E RENDA

Consolidação do Sistema Nacional de Emprego – SINE como indutor da Qualificação Profissional, presencial e à distância
Incentivo ao desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda em áreas populosas das principais cidades do eixo viário BR-230 Rodovia Transamazônica na Paraíba
Fortalecimento da Economia Solidária como uma política alternativa para a geração de renda e inclusão social e produtiva na Paraíba

Portal Correio