Covid-19: Secretário lembra que mais de 1,5 milhão de paraibanos não receberam a 1ª dose de reforço

38

Ao comentar sobre o crescimento de casos de Covid-19, devido a subvariante BQ.1 da Ômicron, o secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jhony Bezerra, trouxe um dado interessante de que mais de 1,5 milhão de paraibanos não receberam a primeira dose de reforço dos imunizantes contra a doença e, como a nova cepa tem características de escape da proteção vacinal.

Ainda segundo ele, em torno de 449 mil paraibanos receberam a segunda dose de reforço, considerada a quarta dose, o equivalente a 20,56% da população acima de 30 anos. Na Paraíba, as autoridades de saúde ressaltam a importância da vacinação, principalmente na busca pela complementação do ciclo vacinal.

O déficit é equivalente a mais de três milhões de pessoas. No entanto, é necessário avançar ainda mais na primeira dose de reforço, onde a Paraíba atingiu apenas 62,39% da população total já apta para o recebimento. Mais 1,5 milhão de paraibanos ainda não tomaram a terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19. “É bem verdade que essa subvariante provavelmente estará circulando em breve na região Nordeste e na Paraíba. Essa cepa tem um alto poder de contaminação, tem uma capacidade de driblar as vacinas, um escape da proteção vacinal. Então é muito importante que a população esteja devidamente vacinada com as doses de reforço e fica esse alerta para a população”, disse Jhony.

PBAgora