Bolsonaro deixa governo com 39% de aprovação e 36% de reprovação, diz Ipec

59

Levantamento realizado pelo Instituto Ipec e divulgado nessa quinta-feira (8) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrará seu mandato com a aprovação de 39% dos brasileiros. O total de entrevistados que reprovaram a gestão de Bolsonaro chegou a 36%.

De acordo com os números, o total de pessoas que considera o governo Bolsonaro ótimo continua no mesmo patamar: 15% da população. Aqueles que dizem que o candidato à reeleição derrotado faz um bom governo somam 24%. Por outro lado, brasileiros que avaliam a gestão Bolsonaro como regular somam 23%. Outros 10% dizem que a administração de Bolsonaro é ruim enquanto que 26% consideram que a gestão dele é péssima à frente do Planalto; 2% não responderam à pergunta.

Bolsonaro conseguiu melhorar a sua aprovação na comparação com pesquisa Ipec divulgada no dia 24 de outubro, a seis dias do segundo turno. Na ocasião, 36% diziam que sua gestão era ótima ou boa, três pontos percentuais a menos do que agora. O presidente chegou a ter uma aprovação na casa dos 29% em setembro.

A reprovação, por outro lado, seguiu tendência de queda observada desde o fim de setembro. O Ipec de 24 de outubro mostrava 40% achando o governo ruim ou péssimo, queda de quatro pontos percentuais na comparação com a pesquisa desta quinta-feira.

O Ipec ouviu 2 mil pessoas em 126 cidades de todo país entre os dias 1 e 5 de dezembro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Paraiba.com.br com informações de O Globo