Nacional de Patos vence o Treze na estreia do Paraibano 2023

60

Pela segunda rodada do Campeonato Paraibano de 2023, Nacional de Patos e Treze se enfrentaram na noite de quinta-feira (12), no estádio José Cavalcanti, em Patos. Com dois gols no primeiro tempo e diante de um bom público, o Verdão Maravilha venceu por 2 a 0.

Estreando na competição, o Canário do Sertão foi escalado com Lamar com um time diferente do que vinha sendo colocado em campo nos amistosos, com Juninho auxiliando Esquerdinha no meio-campo e o atacante Maikon Leite, principal contratação para a temporada, no banco de reservas. Pelo lado do Galo, William de Mattia escolheu como titulares os mesmos que começaram na vitória diante do São Paulo Crystal

Os donos da casa começaram tentando ocupar mais o campo de ataque e aos 9 minutos o volante Doda entrou na área, bateu cruzado e Juninho por pouco não conseguiu completar para as redes.

Mas aos 17 minutos, em cobrança de falta pela esquerda, a bola foi cruzada e o zagueiro Yuri Mamute subiu mais que todo mundo para escorar de cabeça e abrir o marcador para o Naça no José Cavalcanti.

Tentando responder, o Galo acertou o travessão aos 26 minutos com Chico, que invadiu a área pela esquerda e bateu de canhota, quase conseguindo surpreender o goleiro Mauro Iguatu, que contou com a sorte.

Já aos 32 minutos, André Victor cobrou escanteio para o alvinegro e após desvio na primeira trave, a bola bateu no braço aberto de Arthurzinho, e o árbitro marcou pênalti para a equipe de Campina Grande. O atacante Chico foi para a cobrança, a bola bateu na trave, nas costas de Mauro Iguatu e saiu pela linha de fundo.

Mas quem chegou mesmo foi o Nacional. Aos 43, Esquerdinha aproveitou erro da defesa alvinegra, com a zaga batendo cabeça e a bola sobrando para Diego Dentinho, que rolou para Esquerdinha completar para o gol, ampliando a vantagem nacionalina.

Segundo tempo

O Treze voltou do intervalo com Xande no lugar de Felipinho, que já tinha cartão amarelo, em opção de William de Mattia, enquanto Lamar, mais que satisfeito com o que viu, manteve a equipe que terminou a primeira etapa no segundo tempo.

Buscando diminuir o prejuízo, o Galo chegou com perigo logo aos 4 minutos, quando Jhonathan Moc cobrou falta e Mauro Iguatu espalmou para a linha de fundo, fazendo uma ótima defesa.

A situação parecia que iria ficar um pouco mais difícil para os donos da casa quando o zagueiro Márcio, que entrou no segundo tempo e ficou pouco mais de 10 minutos em campo, deu uma entrada muito dura em Yamada, quase uma voadora, e o árbitro deu cartão vermelho direto, deixando o Canário com um homem a menos.

Com um a mais, o Galo foi para cima e, aos 32 minutos, Roberto fez boa jogada e chutou no gol, mas o goleiro nacionalino conseguiu fazer boa defesa.

Mas ficou só nisso. O Nacional de Patos estreou com vitória e vai voltar a campo no domingo (15), quando irá enfrentar o São Paulo Crystal, em Cruz do Espírito Santo. Já o Treze se mantém com 3 pontos, e na segunda-feira (16), encara o Auto Esporte, como mandante, em João Pessoa.

Ficha técnica

Nacional de Patos 2 x 0 Treze

Campeonato Paraibano de 2023

1ª fase – 2ª rodada
Estádio: José Cavalcanti (Patos)

Arbitragem: Josemarques Domingos; Ruan Neres e Marcelo Paulino

Gols: Yuri Mamute, Esquerdinha (N)
Cartões amarelos: Doda, Esquerdinha, Tiago Baiano (N); Geninho, Felipinho, Roberto (T)
Cartão vermelho: Márcio (N)

Nacional de Patos: Mauro Iguatu, Gutti (Tiago Baiano), Yuri Mamute, Juan (Márcio), Arthurzinho; Moreilândia, Doda, Juninho, Esquerdinha (Jó Boy); Charles (Maikon Leite) e Diego Dentinho (Douglas Mendes). Técnico: Lamar.

Treze: Gabriel Oliveira, André Victor, Leozão, Geninho, Jhonathan Moc (Paulinho); Roberto, Cal (Zé Augusto), Yamada; Chico (Daniel Alagoano), Felipinho (Xande) e Caio Vieira (Wilker). Técnico: William de Mattia.

Fonte: Voz da Torcida