O que o novo secretário planeja para colocar a Paraíba em posição de destaque na educação

38

O novo secretário de Estado da Paraíba, professor Antônio Roberto de Araújo Souza, explicou nesta terça-feira (24), quais são os quatro principais pontos que deverão ser aplicados na gestão dele à frente da Pasta. Antônio participou do Correio Debate, da Rede Correio Sat.

O primeiro ponto colocado pelo novo secretário é a alfabetização de todas as crianças até o fim do segundo ano do ensino fundamental, por meio de políticas de cooperação entre Estado e Municípios.

No segundo ponto, Antônio disse que tem como meta melhorar os indicadores de aprendizagem em todas as etapas da educação básica e colocar a Paraíba em posição de destaque em avanços na educação brasileira.

A terceira frente apontada pelo novo secretário trata sobre ampliação do número de escolas integrais, o que ele entende que é determinante para a melhoria dos resultados de aprendizagem.

O último ponto destacado que deverá ser aplicado pelo novo auxiliar do Estado foca na preparação de estudantes do ensino médio para acesso à universidade, com ampliação de oportunidades de formação técnico-profissional.

“Isso vai exigir amplo esforço para pensar uma nova estrutura da Secretária de Educação e executar uma redistribuição das escolas e redes de ensino”, disse.

Quem é Antônio Roberto

Antônio Roberto de Araújo Souza é do Ceará, estado que é referência em educação no Brasil. Graduado em Matemática, Antônio Roberto é doutorando em Ciências da Educação e possui mestrado em Especialização em Gestão e Avaliação. Ele também já esteve à frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação no Ceará. Antônio Roberto foi indicado ao governador João Azevêdo (PSB) pelo partido Republicanos.

O novo secretário substitui Cláudio Furtado, que é físico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado e doutorado em Física. Foi presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). Furtado assume, agora, a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Portal Correio