Iniciada em 20 de fevereiro de 2024, essa iniciativa visa combater o furto de energia e ligações clandestinas na região.
A Polícia Civil, em parceria com a Energisa, conduziu 599 inspeções no sertão da Paraíba, abrangendo Patos, Quixaba, Malta e São José do Bonfim. No total, 4 pessoas foram presas. Essa ação conjunta conseguiu recuperar energia suficiente para abastecer 70 residências por seis meses.
Em Patos/PB, a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) participou da operação, resultando na prisão em flagrante de uma pessoa durante a diligência.
A Polícia Civil permanece vigilante diante dos casos crescentes de furto de energia em Patos e planeja intensificar as medidas de repressão nos meses seguintes. É fundamental destacar que o furto de energia é um crime (Art.155) que prejudica toda a comunidade, aumentando as tarifas para todos, enquanto apenas alguns se beneficiam indevidamente de energia gratuita.
Ressalta-se que esse comportamento é injustificável, considerando a existência de programas com tarifas acessíveis destinados à população hipossuficiente.