Município de Santa Terezinha realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Na manhã dessa terça-feira (26) foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a 8ª Conferência Municipal de Saúde do Município de Santa Terezinha – PB. O tema foi: “Saúde com Participação Popular: Planejando o Futuro do SUS no Nosso Município”.

Estiveram presentes: o prefeito Arimatéia Camboim; os vereadores Francisco Bezerra, Dr. Segundo, Cadmo Cordeiro; trabalhadores da Saúde; usuários do SUS; representantes do governo; representantes da sociedade civil.

A programação iniciou com o Credenciamento dos participantes. Foi feita a leitura do Regimento e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonardo Nascimento fez o uso da palavra e agradeceu a presença de todos. A Solenidade de Abertura ocorreu com a formação da mesa e a execução do Hino Nacional.

O prefeito, Arimatéia Camboim e a secretária de Saúde, Marília Aires, em seus discursos destacaram os avanços na Saúde do Município. Logo após ficou facultada a palavra aos demais membros da mesa.

Foi realizada uma Mesa Temática para discutir o tema: “Saúde com Participação Popular: Planejando o Futuro do SUS no Nosso Município”.

Foram apresentados os Eixos Temáticos:

1 – Fortalecer a Atenção Primária a Saúde com enfoque integral, equânime, humanizado e inclusivo às populações vulneráveis;

2 – Vigilância em Saúde e Valorização do Trabalho, reduzindo riscos com gestão e educação qualificada;

3 – Gestão Participativa, Controle Social e Inovação, descentralização e qualificação dos serviços de saúde;

4 – Aprimorar a Atenção Especializada e assegurar o acesso eficiente e qualificado a Assistência Farmacêutica;

Foram apresentadas as propostas dos quatro grupos, em seguida foram a plenária para a votação.

O encerramento ocorreu com a entrega dos Certificados.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Leonardo Nascimento, comentou sobre a ideias elaboradas durante a conferência.

“Acabamos de realizar a Conferência Municipal de Saúde e nela nós planejamos ações para serem desenvolvidas nos próximos quatro anos aqui em Santa Terezinha. Foi um momento bom, bastante participativo. As entidades mandaram representantes assim como os trabalhadores da Saúde e juntos elaboramos o Plano Municipal de Saúde que visa melhorias na saúde pública, na Atenção Primária do Município. Fizemos um bom trabalho e esperamos que essas ações possam ser executadas tanto nesta gestão, quanto nas outras gestões municipais. Obrigado pela presença e todos”, relatou.

O prefeito Arimateia Camboim falou da importância do evento e enfatizou o trabalho de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) realizado diariamente levando pacientes aos grandes centros de saúde.

“Estamos tratando de assuntos inerentes à saúde na 8ª Conferência Municipal de Saúde que trata de assuntos para o nosso município, aquilo que é importante para a nossa população. A nossa equipe é responsável e juntos com os nossos vereadores se preocupam bastante com a saúde do município. A nossa Saúde tem sido conduzida de forma muito especial. Nós temos transportes diariamente levando pacientes aos grandes centros como Campina Grande, João Pessoa e Recife, dando suporte necessário a nossa população. A nossa cidade tem sido e está sendo contemplada com alguns benefícios, por exemplo, estaremos recebendo em breve uma ambulância de médio porte que servirá a comunidade. Recebemos também duas ambulâncias que estão atendendo a população. Temos a proposta de outra ambulância que chegará através da deputada Francisca Motta e do governador João Azevêdo. Também estaremos ganhando uma van através de emenda parlamentar do senador Efraim Filho. A nossa cidade abraça e recebe de braços abertos todos os benefícios enviados e estamos aqui para servir ao povo”, destacou.

A secretária de Saúde, Marília Aires, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do encontro.

“Gostaria de agradecer a todos que participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde onde a gente pode utilizar esse espaço para dialogar, para mostrar as nossas ideias e juntos construir o plano de ação que iremos desenvolver entre os anos de 2026 a 2029. Esses espaços são muito importantes para que juntos a gente possa construir uma saúde mais acessível, mais qualificada e um atendimento voltado para todos”, disse.

Um dos representantes da sociedade civil, o pastor Riendson Sousa, avaliou a conferencia.

“Nos reunimos na Conferência Municipal de Saúde a qual as igrejas do município, as autoridades, os representantes da saúde, para formação da implementação do que venha a priorizar o município na saúde. Essa questão traz temas sensíveis com um olhar mais clinico sobre a população que necessita de um olhar voltado para a humanização no serviço. Foram tratados temas de tecnologia na saúde. A gente agradece a todos esse encontro que foi muito importante”, disse.

Ascom