Em Patos: gerente da CAGEPA fala sobre possível racionamento de água e outros desafios no sertão paraibano

Jonathan Raulino, gerente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas), foi o entrevistado no programa Polêmica no final da tarde desta quinta-feira, dia 25 de setembro, na Rádio Espinharas FM.

O gerente falou sobre as dificuldades diante da complexidade do abastecimento de água em Patos e no sertão paraibano em decorrência do baixo volume de alguns mananciais. O Açude do Jatobá, a Barragem da Farinha e da Capoeira estão em níveis críticos e podem colapsar em alguns meses.

Patos é abastecido pela Barragem da Farinha, Jatobá, Capoeira e pelo complexo Coremas por meio da Adutora Coremas-Sabugi. Devido às dificuldades, o gerente da CAGEPA/Espinharas não descartou a possibilidade de racionamento por meio de rodízio por bairros. O aumento do consumo de água cresce ano a ano e as chuvas não têm trazido a recarga de água para transbordar os mananciais.

Falando sobre alguns problemas pontuais, Jonathan Raulino destacou algumas localidades onde existiam reclamações do abastecimento e foram solucionados, tais como trechos no Conjunto Bivar Olinto, Jardim Magnólia, Bairro dos Estados e foram solucionados. Atualmente, os moradores estão reclamando de trechos no bairro Monte Castelo e Jatobá. Jonathan disse que vai averiguar com os técnicos para chegar à solução.

Durante a entrevista, o gerente abordou várias questões sobre o abastecimento de água, desperdício e sobre o uso racional da água, um bem imprescindível à vida.

Veja a entrevista na íntegra:

Polêmica Patos