Ministério da Saúde lança campanha nacional de vacinação para crianças e adolescentes

O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação ocorre de 6 a 31 de outubro, com Dia D de mobilização em 18/10, quando os postos de saúde abrirão para atualizar a caderneta vacinal.

Foram distribuídas 6,8 milhões de doses de vacinas contra doenças como poliomielite, sarampo, covid-19, HPV, febre amarela, hepatite, meningite, influenza e outras previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025.

Pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal pelo aplicativo Meu SUS Digital, que já registrou 1,8 milhão de acessos desde abril. A ferramenta envia alertas e permite consultar a Caderneta Digital de Saúde da Criança.

Além do público infantil e adolescente, a campanha reforça a vacinação contra o sarampo em adultos de 12 meses a 59 anos, diante do aumento de casos no exterior. Também haverá busca ativa de não vacinados contra o HPV e intensificação da imunização contra a febre amarela em Estados de maior risco.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo é recuperar coberturas vacinais e consolidar o Brasil como “o país da vacinação que protege suas crianças”. Desde 2023, o país vem registrando avanço na imunização: a proteção contra pólio cresceu 17% e a da tríplice viral quase 40%.

Pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes às salas de vacinação com a caderneta em mãos.

Clickpb