A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria de Agricultura e de Recursos Hídricos em parceria com o escritório local da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), promoveram na manhã desta terça-feira, 11 de Novembro, uma reunião com os produtores rurais do município para tratar sobre a nova atualização obrigatória do cadastro de rebanhos que iniciou neste mês com o término em 19 de Dezembro.
A reunião foi conduzida pela veterinária, Dra. Nuara Agra, servidora da Defesa Agropecuária, escritório regional com sede na cidade de Patos.
Participaram da reunião: o secretário de Agricultura, Damião Aires; o gerente do escritório local da Empaer, Marconi Palmeira Filho; vereadores; representantes de associações rurais; produtores rurais.
A veterinária, Dra. Nuara Agra, falou sobre a importância da reunião.
“Essa reunião é importante para informá-los o porquê eles precisam fazer determinados procedimentos e as atualizações cadastrais que alguns chamam de recadastramento, para eles comparecerem, informar os períodos e informar o que eles precisam levar para a Defesa Agropecuária para fazer o recadastramento”, disse.
O gerente local da Empaer, Marconi Palmeira Filho, agradeceu a todos os produtores que participaram, aos parceiros e comentou sobre o encontro.
“Eu quero agradecer a Secretaria Municipal de Agricultura; agradecer a Câmara de Vereadores; agradecer a Dra. Nuara que veio fazer a palestra; agradecer a Dr. Adeilson que estava dando apoio aos estagiários e agradecer muito, muito mesmo, aos produtores rurais que vieram para nos ouvir e aprender como trabalhar melhor a sua propriedade e ver a importância do cadastramento em dia dos animais, a ver importância da Paraíba ficar livre da Febre Aftosa sem vacinação, aprender alguns sintomas de algumas doenças como a Raiva e fazer que o nosso rebanho fique saudável na Paraíba e no Brasil. Agradeço a todos que participaram e estiveram envolvidos neste grande evento aqui em Santa Terezinha”, destacou.
O secretário de Agricultura, Damião Aires, destacou a palestra como positiva.
“Foi um momento único em nosso município. A Dra. Nuara explicou detalhadamente como se faz o cadastro do rebanho. Eu acredito que não ficaram dúvidas e cada produtor rural saiu satisfeito e aprendeu bastante como fazer o cadastro da maneira correta”, comentou.
Os produtores rurais devem fazer a Atualização Cadastral e a Declaração de Rebanho na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e de Recursos Hídricos, situada na Rua Epitácio Pessoa, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.
Outro canal de atualização é pela internet acessando www.sidap.sedap.pb.gov.br e procurar o Modulo Produtor. Ele precisará pegar a senha na Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) e a partir daí fazer a atualização online.
Atenção! Ao iniciar a atualização, o produtor deverá apresentar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esse documento é importante para assegurar o registro completo e atualizado da propriedade rural.
O procedimento é obrigatório e importante porque garante sanidade dos rebanhos, a rastreabilidade da produção e fortalece a pecuária.

Ascom

