TRE-PB é convidado a integrar Rede Paraibana de Combate à Desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), representantes da Rede Paraibana de Combate à Desinformação para um encontro institucional. O objetivo da visita foi convidar o Tribunal a integrar o projeto e firmar uma cooperação técnico-científica visando o combate à desinformação nas Eleições 2026.

A diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro, recebeu a comitiva no gabinete da presidência. Como o presidente, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, estava ausente justificadamente, a diretora-geral informou que o convite seria deliberado com o presidente oportunamente.

Participantes

Pela Rede Paraibana de Combate à Desinformação e pelo Laboratório ALUMIA, estiveram presentes: a professora Sandra Moura; a professora Emília Barreto; o professor Dinarte Varela; a professora Kellyane Alves; Alek Maracajá – também presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi); e Laerte Cerqueira (representando Midiacom-PB).

Pelo TRE-PB, além da diretora-geral, participaram: o secretário Judiciário e da Informação (SJI), Marinaldo Gonçalves de Melo Júnior; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), José Vinícius Veloso Alves; o coordenador jurídico e correicional da Corregedoria (Cojuc), João Fidelis de Oliveira Neto; a chefe da Seção de Eleição, Inovação e Modernização (SEIM), Maria Eridan Pimenta Neta Pimenta; e a assessora de Comunicação e Multimídia (Ascom), Michelle Sousa.

Sobre a cooperação

A proposta de cooperação com o TRE-PB abrange diversas frentes de atuação do Laboratório ALUMIA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), incluindo o desenvolvimento de tecnologias com uso de Inteligência Artificial (IA), metodologias de checagem e ações de educação midiática para aperfeiçoar o enfrentamento à desinformação. A parceria se alinha à articulação da Rede Estadual de Combate à Desinformação, um esforço conjunto de instituições acadêmicas e da sociedade civil para garantir a lisura e a credibilidade do processo eleitoral.

Sobre a Rede Paraibana de Combate à Desinformação

A Rede Paraibana de Combate à Desinformação é uma iniciativa pioneira coordenada pelo Laboratório ALUMIA do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lançada em abril de 2025, a Rede reúne instituições acadêmicas, mercado de comunicação e sociedade civil. É capitaneada pela reitora da UFPB, professora Terezinha Domiciano, e pelos professores Dinarte Varela, Sandra Moura e Emília Barreto, que compõem a equipe do laboratório Alumia.

O Laboratório de Combate à Desinformação (ALUMIA) – é um projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que reúne pesquisadores, docentes e discentes de diversas áreas. O Laboratório atua em quatro linhas principais: checagem de fatos (seguindo metodologia rigorosa e apartidária da Aliança Internacional de Checagem de Fatos, em inglês, International Fact-Cheking Network – IFCN), desenvolvimento de tecnologias avançadas com uso de Inteligência Artificial (IA), educação midiática e pesquisa.

A busca pelo acordo de cooperação técnico-científica visa aperfeiçoar o combate à desinformação, o que se alinha à articulação da Rede Estadual de Combate à Desinformação, especialmente frente as eleições de 2026.

Portal Paraíba