ALI – Educação Empreendedora: oficina orienta professores sobre como trabalhar processo de captação para projetos de inovação

Ação foi realizada na cidade de Patos e reuniu professores de onze escolas públicas de diferentes municípios da região

O Sebrae/PB, por meio do Programa ALI – Educação Empreendedora, promoveu, nesta quarta-feira (19), uma oficina de ideação e captação para projetos de inovação, cuja finalidade foi preparar os professores de escolas públicas inseridos na iniciativa, visando o cadastramento de ideias através de editais. O encontro aconteceu no auditório da agência regional da instituição, em Patos, no sertão.

Nesta atividade, os professores tiveram acesso à informação de como trabalhar o processo de construção de ideias, aplicação de metodologias ativas em salas de aula, além da elaboração de projetos e submissão em editais de fomento. A oficina foi desenvolvida por Guilherme Santana.

De acordo com a gestora do Programa ALI – Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Niedja Arruda, a proposta visa preparar os professores e incluir as escolas participantes em ações de incentivo à inovação. “O intuito é passar esse processo de inovação para as escolas, através de capacitações, consultorias e eventos. Essa oficina buscou apresentar para os professores como eles podem buscar projetos e trabalhar esses processos de captação para colocar em prática em suas escolas”, explicou.

Antes do início da oficina, houve também uma apresentação do coral “Vozes do Sertão”, formado por alunos da Escola Monsenhor Manoel Vieira, da cidade de Patos. A composição do grupo é resultado de um projeto idealizado pela gestão escolar como alternativa extracurricular, que busca incentivar o acesso à cultura através do canto de canções brasileiras, bem como trabalhar o aspecto socioemocional dos alunos no ambiente escolar.

Estiveram presentes na oficina professores de 11 escolas públicas de diferentes municípios da região, sendo as Escolas Trindade Verna e Ana Brito, ambas localizadas na cidade de Santa Luzia, Escola Senador Humberto Lucena, em São José do Bonfim, Escola Maria Celeste Pires Leite, na cidade de Catingueira, Escola Santo Onofre, no Junco do Seridó, Escola Monsenhor Manoel Vieira, em Salgadinho, além da Escola Dionísio da Costa, Escola Zefinha Mota, Escola Anaiza Calixto, Escola Professor Oliveira e Escola Monsenhor Manoel Vieira, todas situadas no município de Patos.

“Esses professores serão agentes interlocutores dentro de suas escolas para apresentar a outros educadores aquilo que aprenderam aqui. Com isso, todos podem buscar o desenvolvimento de suas demandas e reverter essa ação em projetos que gerem a inclusão e o crescimento do ambiente educacional”, concluiu Niedja Arruda.

Os professores que participaram do desenvolvimento da oficina também são acompanhados em outras ações do Sebrae, a partir da atuação de Agentes Locais de Inovação e que estão inseridos no ALI – Educação Empreendedora. Atualmente, o programa é executado pela instituição através de suas agências regionais localizadas nos municípios de Patos e Monteiro.

Niedja Arruda, gestora do Programa ALI – Educação Empreendedora do Sebrae/PB, comenta sobre o evento, ouça:

Assessoria Sebrae – Paraíba