América da Quixaba completa 40 Anos de fundação; conheça a história do time santerezinhense

Fundado em 24 de junho de 1979, pelos primos: Beba Corcino, Armando Corcino, Pedro Corcino e o amigo de infância Zé Chagas Filho. Tendo seu primeiro jogo oficial uniformizado no dia: 24-06-1979, no dia de São João.  O seu adversário foi o time do Sítio Cachoeira, comandado por Zeca de Alfredo. A Quixaba venceu o jogo em seu campo por 3×0, gols de Pedro, Zé Chaga Filho e Beba Corcino. A Quixaba entrou em campo com os seguintes jogadores: 1-Nena de Luiz Viturino, 2-Paulo Corcino, 3-Zé Galego, 4-Dedeca Corcino, 6-Edmilson Jo, 5-Armando Corcino, 10-Zé Chagas filho, 8-Pedro Corcino, 7-Pedro de Joaquim, 9-Beba Corcino e 11-Ileno de Manduri.

O América da Quixaba conquistou seu primeiro título no ano de 1985. Foi campeão em seu campo no sitio Quixaba. Fazendo uma disputa do hexagonal com as principais equipes do município e um time do município de Malta, sendo eles: América da Quixaba, Flamengo da Urtiga, Vasco de Santa Terezinha, Fluminense da Santana, Cachoeira e Velha Ana Malta. Este torneio teve um grande número de torcedores de todos os times. O time da Quixaba venceu o time de Malta na final pelo placar de 2×0 com gols de Beba e Isaias tornando-se campeão municipal. Seu primeiro título teve o time composto por: 1-Val, 2-Dedeca, 3-Josemar, 4-Élcio, 6-Vavá, 5-Ribamar, 8-Dedé de Evaristo, 10-Jorrane, 7-Beba Corcino, 9-Isaias e 11-Dimas.

No ano seguinte, em 1986, o América sagrou-se campeão de um quadrangular no sitio Pitombeira, ganhou de 2×0 do time de Nelson Capuxim na final. Com gols de Zé do Egito e Beba Corcino.

Daí em diante a Quixaba passou a ser conhecida e respeitada no cenário esportivo do município sendo convidada para disputar as principais competições dos municípios e assim se tornou campeão municipal no ano de 1987, no sitio Santo Estevão, vencendo o time da Santana na final. O jogo no tempo normal teve o placar de 1×1, com gol de Élcio para o América. O América consagrou-se campeão nos pênaltis, ou seja, tornando-se bicampeão municipal. O time entrou em campo assim:1-Val, 2-Ribamar, 3-Dedé de Evaristo, 4-Élcio, 6-Vavá, 5-Jorrane, 8-Paulinho, 10-Leudinho, 7-Beba Corcino, 9-Dedé e 11-Dim.

E com grande alegria e o troféu na mão de campeão, quando os jogadores chegaram na Quixaba tiveram uma grande decepção, o campo tinha sido destruído, foi cortado de trator.

Sem campo para treinamento e disputar nossos jogos, passamos bom tempo sem disputar jogos oficiais. Em 1988 para comemorar a reabertura do nosso campo da Quixaba realizou-se um quadrangular com as seguintes equipes: América da Quixaba, Lajedo, um time de Catingueira e um time de Patos. O América sagrou-se campeão deste quadrangular disputando a final com o time de Catingueira onde venceu o jogo por 2×1, com gols de Dedé Camboim e Neném Simão, tendo uma grande festa por sermos campeões em nosso campo (que tinha sido destruído). O time foi a campo assim: 1-Val, 2-Ribamar, 3-Dedé Trajano, 4-Élcio, 6-Temar,5-Jorrane, 10-Damião, 8-Sidney, 7-Beba Corcino, 9-Dedé Camboim, 11-Neném Simão, (Leudinho).

Com a reabertura do nosso campo, o América continuou disputando os principais competições municipais. No ano de 1989, houve mais uma vez o campeonato municipal, se tornando tricampeão municipal 85,87,89. A final foi em Santa Terezinha, contra o Santo Estevão. O jogo saiu 0x0 e o América foi campeão nos pênaltis. O time foi a campo assim: 1-Val, 2-Vavá, 3-Ribamar, 4-Élcio, 6-Joao de Neco, 8-Everaldo, 10-Ailton, 5-Jorrane, 7-Beba Corcino, 9-Dedé,11-Zé Corcino, (Severino Pirangi).

E assim começou e caminhou o América da Quixaba com honra, glória e vitórias até os anos 90 sobre o comando de Beba Corcino.

Durante pouco mais de duas décadas, o América não obteve êxito nos Campeonatos Municipais, não chegando entre os principiais times locais. Em meados de 2013 para 2014, assumia o time Joaquim Neto, com o principal objetivo, trazer novamente a equipe para o Caminho das Glórias. No inicio, não foi fácil para a reconstrução da equipe, pois muitos jogadores haviam deixado à equipe.

Em 2013, participando de um Campeonato de Minicampo em Santa Terezinha, ao lado do ginásio de esportes, o América consagrou-se Campeão.

Em 2014, primeiro Campeonato oficial disputado com a volta de grande parte dos jogadores, o time saiu na fase de grupos. Na última partida diante do Sertãozinho, time da cidade, com um empate, o América foi eliminado invicto.

Em 2015, em um Campeonato realizado pelo Instituto Padre Erivaldo Alves Ferreira, o América consagrou-se Campeão, batendo dois times da cidade, o Esquecidos nos pênaltis na Semifinal, e o Independente pelo placar de 1 a 0 na grande final, com gol de Dim.

Em 2018, em um Campeonato realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, o América Consagrou-se Pentacampeão Municipal nos pênaltis, ganhando a semifinal do Fluminense da Santana pelo placar de 5 a 4, e da Equipe do Boca Juniors pelo placar de 3 a 0.

Em 2019, o América participou de um torneio em Santa Terezinha, com 16 equipes, locais e convidadas, saindo em 3° lugar, perdendo pra Equipe do Lajedo nos pênaltis e ganhando mais uma vez do Boca Juniors. Em 2019, o América Futebol Clube – Quixaba, está invicto nos amistosos locais e intermunicipais.

Informações e fotos: América da Quixaba

Edição: Josley Oliveira