Árbitra Ruthyanna Camila é a primeira mulher a apitar uma final de campeonato de futebol, em Santa Terezinha

Imagem: Jordan Bezerra

O Campeonato de Futebol de Santa Terezinha – PB encerrou no domingo (28) com a vitória do Independente sobre o Boca Juniors, no estádio O Gayosão. no tempo normal o jogo acabou empatado (0 x 0) e nos pênaltis 3 x 1.

Um fato que marcou a história do esporte local foi a atuação da árbitra, Ruthyanna Camila, primeira mulher a apitar uma final de campeonato na Princesinha das Espinharas.

Em entrevista antes dos pênaltis, ao radialista Nando Monteiro, da Rádio Conexão (104,9 FM), ela avaliou o jogo, parabenizou as equipes que chegaram a final e que vencesse a melhor. Ela citou que se dedica muito para conquistar esses méritos que devem ser valorizados. Citou que estava representando não apenas as mulheres, mas o todos os árbitros da Liga Patoense de Futebol (LPF), ouça:

Ela também foi a primeira árbitra a apitar uma final no futebol paraibano, o fato ocorreu no ano de 2021, na disputa entre CSP e Sport de Lagoa Seca, jogo válido pela Segunda Divisão do Paraibano. O jogo terminou empatado em 2 x 2 e o CSP venceu nos pênaltis por 4 x 3.

A jovem é credenciada na Federação Paraibana de Futebol (FPF) e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A presença feminina esteve alta na edição 2021 / 2022 do campeonato santerezinhense. Pela primeira vez, foi escolhida a Musa do Campeonato, a votação foi feita nas redes sociais e a vencedora foi a representante do Independente, Elânia Cordeiro.

Imagem da internet
Autorizando a cobrança do pênalti (Imagem: Jordan Bezerra)

Josley Oliveira