O município de Mãe d’Água recebeu neste domingo, 1º de março de 2026, uma comitiva formada por cerca de 15 empresas de turismo e agentes de viagens, das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Recife e Jaboatão dos Guararapes, integrantes de um grupo inserido em um projeto coordenado pelo SEBRAE, em parceria com a Prefeitura. O FAMTOUR – viagem promocional de familiarização, organizada para que operadores e influenciadores conheçam in loco destinos e serviços turísticos, objetivando vivenciar a experiência para vender os pacotes com mais segurança, propriedade e qualidade, começou a ser trabalhado ainda no ano passado, a partir do mapeamento, sinalização e viabilização de acessos relacionados ao potencial local, principalmente com relação as suas atrações rurais, voltadas para observações, história, cultura, aspectos geográficos, fauna, flora, cachoeiras, furnas, cavernas e demais aspectos ligados a Arqueologia, Paleontologia e Espeleologia.
A programação teve início com a recepção a comitiva no Mercado Público, confiada ao anfitrião e prefeito, Jucélio Pereira Moura, com ênfase ao Lojão do Artesanato, que comporta o trabalho desenvolvido pelos 16 integrantes da Associação, com uma diversificada produção, além da gastronomia regional. O chefe do executivo manifestou sua satisfação em presenciar o progresso de artistas que, através de suas aptidões, começam a vislumbrar novos horizontes, o que justifica o esforço da gestão em viabilizar espaços de comercialização e divulgação, elementos concretos da geração de rendas. Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE-PB, fez questão de manifestar a sua alegria em presenciar o crescimento dos artesãos de Mãe d’Água, reconhecendo a qualidade dos seus produtos, somado a receptividade da população aos visitantes. A secretária de Cultura, Rosana Leão, destacou o esforço da equipe organizadora, o que comprova que valeu à pena todo o esforço, pelos resultados concretos que começam a aparecer, enquanto a presidente da Associação dos Artesãos, tratada carinhosamente por Tixa, não conteve a emoção pelo reconhecimento do trabalho que desenvolve ao lado dos parceiros, mesmo que tenha vindo com maior intensidade na sua sétima década, manifestando o orgulho pela competência. Em seguida aconteceu a apresentação do Grupo de Flauta Doce Melodia.
Por volta das 10h, o grupo seguiu na trilha de 1.500 metros com destino a Cachoeira dos Batentes, o oásis do período invernoso, com águas cristalinas provindas das chuvas que descem as serras e formam um espetáculo de beleza natural e diversão garantida, num banho que lava o corpo e limpa a alma. Após cerca de duas horas de aventura sadia, o grupo seguiu para o restaurante da Granja Camboim, onde foi servido o almoço regado a arrubacão, fava, galinha de capoeira, bode e outras delícias nordestinas e sertanejas, paralelo a uma autêntica cantoria de violas, com os poetas Mauro Fragoso e João Batista, provindos da cidade de Teixeira. Ficou definido, como próximos pontos a serem visitados, a Furna de Negro Heleno e a Casa de Pedras.

Ascom

