A última medição do volume da Barragem da Capoeira está datada do dia 01 de janeiro de 2019. O acompanhamento é realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA/PB) e mostra o manancial com apenas 4,27% da sua capacidade hídrica.
Nesta terça-feira, dia 12, o jovem Maziel Alves fez visita à Barragem da Capoeira e ficou triste com o que registro feito. As fotos mostram que o volume é crítico e a barragem perde água com velocidade surpreendente e que as chuvas ainda não foram suficientes para melhorar a paisagem.
A Barragem da Capoeira contribui com o abastecimento de água através da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) para algumas cidades polarizadas por Patos. Entre as cidades está Santa Terezinha e São José do Bonfim, além de contribuir também com a própria cidade de Patos.
As chuvas de 2019 ainda não foram suficientes para repor água que garanta segurança hídrica nos principais mananciais que abastecem o sertão paraibano. A evaporação e consumo cada vez maior tem sido a principal preocupação na região.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Fotos: Maziel Alves